Eleições 2020: Isaac Tayah defende ampliação de UBS para atender população

Isaac Tayah
Isaac Tayah foi o autor dos projetos que tornaram o X-Caboquinho e o Jaraqui como Patrimônio Imaterial e Cultural de Manaus
Por Edilânea Souza
Publicado em 26/10/20 às 05h34

O vereador e candidato à reeleição ao sétimo mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), dr. Isaac Tayah (DC) participou de entrevista no programa #Eleições2020, do Portal Tucumã, na tarde desta segunda-feira (26).

Durante a entrevista, o parlamentar destacou seus projetos aprovados na Casa Legislativa, entre eles: os que instituíram como Patrimônio Histórico e Imaterial de Manaus, o X-Caboquinho e o Jaraqui, o que inclui nutricionistas na equipe do Programa Saúde da Família e demais projetos.

Tayah destacou ainda que quando entrou na CMM pela primeira vez defendeu a criação do Hospital Adriano Jorge, que logo depois se transformou em Fundação. Isaac também foi eleito presidente da Câmara Municipal, em 2012, e disse que fez oposição ao prefeito da época, Amazonino Mendes (Podemos).

Para o parlamentar, a questão da Saúde Pública ainda precisa melhorar no atendimento das pessoas e que não foi só por conta da pandemia que os atendimentos foram paralisados e destacou que é necessário aumentar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “A Saúde está precária, nos temos 25 mil pessoas para serem atendidas e isso não é problema só da pandemia. A saúde não pode ter bandeira partidária”, ressaltou.

Infraestrutura

O parlamentar destacou ainda durante a entrevista, que é favorável que o serviço de asfaltamento e tapa-buraco não deve ser só uma prioridade da Prefeitura de Manaus, mas das concessionárias prestadoras de serviços. “Quando você faz um pedaço de asfalto é muito caro para ser desfeito. É o nosso dinheiro que está sendo gasto. Eu fiz um projeto que diz que as ações de tapa-buracos devem ser feitas pelas concessionárias, que abrem às vias quando vão executar seus serviços e devem fechá-los”, comentou o parlamentar.

Isaac Tayah também defende o uso do cimento asfáltico nas principais vias da cidade, como forma de economia aos cofres públicos e evitar que o serviço de asfaltamento por diversas vezes.

Avaliação

No quadro de avaliação de nomes políticos, do cenário local e nacional, com notas de um a 3 (1 a 3), conforme suas convicções políticas, o vereador Isaac Tayah avaliou com nota máxima três (3), os nomes do ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes (Podemos), o vereador Chico Preto (DC), o ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento (PL), os senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), os deputados federais Átila Lins (PP), Bosco Saraiva e Silas Câmara (Republicanos), os deputados estaduais Josué Neto (PRTB), Ricardo Nicolau (PSD) e Wilker Barreto (Podemos), além do ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Já com a nota média dois (2) foram avaliados os nomes do ex-deputado estadual David Almeida (Avante), o empresário Romero Reis (Novo), o deputado federal José Ricardo (PT), o ex-titular da Suframa Coronel Menezes (Patriota) e o deputado federal Sidney Leite (PSD).

Receberam avaliação com a nota mínima um (1) os nomes do deputado Capitã Alberto Neto (Republicanos), o professor Gilberto Vasconcelos, o advogado Marcelo Amil (PCdoB), das deputadas estaduais Alessandra Campêlo (MDB) e Joana Darc (PL), do ex-governador do Amazonas José Melo e do ex-presidente Lula (PT).

Com nota zero (0), Isaac Tayah avaliou a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC).

Sobre o candidato

Isaac Tayah é casado, natural do Amazonas. É formado em Medicina e Ciência Biológica, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Cirurgia Abdominal, Especialista em Cirurgia Digestiva e Oncológica. Especialista em Cirurgia Coloproctologica e Membro Academia Amazonense de Medicina.

Confira mais detalhes da entrevista do médico Isaac Tayah, no programa #Eleições2020. CLIQUE AQUI!

Leia mais: Eleições 2020: candidatos evangélicos defendem projetos para resgate de crianças e jovens da criminalidade

Isaac Tayah

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap