sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: Itacoatiara tem prefeito, ex-prefeitos, deputado, bancário e empresários na corrida eleitoral

Em Itacoatiara já há sete nomes na disputa pela prefeitura do município
Especial Publicitário
Itacoatiara
Itacoatiara

Distante de Manaus à 170 quilômetros em linha reta, Itacoatiara, mas conhecida como a terra do Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara) -que deveria ter acontecido no início de setembro, mas foi cancelado por conta do coronavírus – terá uma disputa acirrada para à Prefeitura do município nas Eleições de 2020.

Entre os nomes que figuram na corrida eleitoral para o cargo majoritário no município aparecem o prefeito, ex-prefeitos, deputado e bancário, entre os pré-candidatos, estão: o atual prefeito que concorre à reeleição, Antônio Peixoto (PT), o ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Donmarques Mendonça (PSDB), o também ex-prefeito Mamoud Amed Filho (Avante), o deputado estadual Cabo Maciel (PL), o empresário Mário Abrahim (PSC), Jean Neder (Republicanos) e Graça Menezes (REDE), a única que já aparece com candidatura registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), até às 11h30 desta sexta-feira (25).

Peixoto terá uma tarefa difícil, que é se reeleger, pois vem enfrentando um mandato turbulento, com várias denúncias, inclusive respondendo por improbidade administrativa na contratação de serviços para a cidade. Ele vem aparecendo em baixa nas pesquisas eleitorais já realizadas. Nas redes sociais o prefeito vem fazendo uma tímida pré-campanha com poucas postagens, a última foi no dia 18 de setembro..

Donmarques, que já foi prefeito de Itacoatiara no período de  1º janeiro a 4 de fevereiro de 2010. O ex-deputado já ganhou apoio de Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (Podemos), que chegaram a gravar vídeos falando do apoia à candidatura de Donmarques, em Itacoatiara. As redes sociais do candidato tem movimentação intensa com postagens diárias.

Já Mamoud foi prefeito de Itacoatiara por cinco mandatos e busca voltar ao cenário político, após quatro anos afastado do meio, agora vem concorrendo como prefeito pela sexta vez, agora pelo partido Avante, do pré-candidato a prefeito de Manaus, David Almeida. Mamoud também já foi deputado estadual no Amazonas.

Outro nome que vai concorrer nesse pleito é o deputado Cabo Maciel que tem as bênçãos de Alfredo Nascimento, dos deputados federais Marcelo Ramos e Sidney Leite (PSD), do deputado estadual Fausto Júnio (PRTB) e da deputada Alessandra Campêlo (MDB). Cabo Maciel é muito ativo nas redes sociais com posts que tratam tanto da divulgação de sua campanha a prefeito de Itacoatiara quanto do seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Um nome que deve incomodar a concorrência é o de Mário Abrahim. O empresário aparece nas pesquisas eleitorais em primeiro lugar. Nesse pleito Abrahim vai receber apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Democratas (Dem) e Solidariedade. Mário Abrahim concorreu também em 2016, mas não foi eleito.

Jean Neder do Republicanos é também um dos que almejam à cadeira da Prefeitura de Itacoatiara. Em 2018, o candidato concorreu pelo partido Democracia Cristã (DC) como deputado federal e teve 11.716 votos. Neder também é empresário no município.

A única mulher na disputa, Graça Menezes já registrou candidatura pelo Rede. Ela já concorreu em outros pleitos.

Itacoatiara

O município apresentou o segundo maior PIB do estado em 2017, com R$ 1,9 bilhão. É a terceira cidade mais populosa do Amazonas, com mais 102,7 mil habitantes (IBGE), além de ser o quarto maior colégio eleitoral do Amazonas, com 67.270 eleitores, de acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Leia mais: Eleições 2020: Menezes já pode ‘pedir música’, pois Bolsonaro declara apoio pela terceira vez ao coronel

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata