sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Eleições 2020: Mulheres continuam sendo minoria para assumir Prefeitura de Manaus

Segundo o levantamento, em um total de 16 nomes citados nas entrevistas, que perguntavam sobre possíveis candidaturas à Prefeitura de Manaus, apenas três são femininos
Especial Publicitário
Mulheres
Mulheres

Para as mulheres chegarem a um cargo político não é uma tarefa muito simples. Mesmo amparadas pela Lei nº 9.504/1977, que criou a cota de 30% para a participação feminina em eleições, elas ainda não são a maioria na intenção dos votos, e nem são protagonistas em meio à representatividade.

Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa Action, que ouviu, entre os dias 3 e 7 deste mês, 1,1 mil eleitores, nas seis zonas da cidade. A pesquisa entrevistou 581 mulheres (53%) e 519 (47%). A margem de erro é de (±3%).

Segundo o levantamento, em um total de 16 nomes citados nas entrevistas, que perguntavam sobre possíveis candidaturas à Prefeitura de Manaus, apenas três são femininos.

Entre eles, estão: o da ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), que ultimamente era titular na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), da jornalista Liliane Araújo (PSL) e o nome da defensora pública e ex-secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Carol Braz (PSC).

Conceição Sampaio aparece na sétima colocação, com (4,1%) das menções, ficando atrás de seis candidatos, sendo eles: Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante) Capitão Alberto Neto (Republicanos), José Ricardo (PT), Marcos Rotta (DEM), Chico Preto (DC). Liliane Araújo teve (1/3%) e Carol Braz ficou com (0,5%) das indicações. Elas aparecem na 12ª e 13ª colocação, respectivamente.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob número AM-07587/2020.

Eleitorado feminino

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, o eleitorado feminino na cidade de Manaus correspondia a (52,8%), ou seja, 697.101, contra 622.958 (47,2%), eleitorado do masculino.

Assentos femininos

Nas casas legislativas do Estado e município, há a presença de quatro deputadas na Aleam e três vereadoras na CMM. Nos municípios do Amazonas, há três prefeitas.

Leia mais: Eleições 2020: Capitão Alberto Neto surpreende ‘velhos nomes’ políticos do AM

Surpresa

deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) surpreendeu nomes de “velhos” conhecidos da Política no Amazonas, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9), pela empresa Action. Alberto Neto, que assumiu seu primeiro mandato em 2019, no cenário político federal, teve (8,4%) das intenções de votos, ficando atrás apenas de Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), que tiveram (28,5%) e (16,4%).

Entre os nomes da pesquisa, estão: o deputado federal José Ricardo (PT), o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), o vereador Marcos Antônio Chico Preto (DC), a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB).

Edição: Isac Sharlon

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata