quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Em Eirunepé, Wilson Lima inaugura 11º Ceti em menos de quatro anos

Outras nove unidades do Ceti já foram inauguradas no interior e uma na capital. Unidade comporta mais de mil alunos
(Foto: Roberto Carlos/Secom)

Eirunepé (AM) – O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (30/06), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Neuza Alves Barroso, em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus). A unidade, que é o 11º Ceti a ser entregue desde 2019, tem capacidade para atender mil alunos do Ensino Médio, com laboratórios de pesquisa, robótica e espaços que integram educação, esporte e cultura.

Situado no bairro Nossa Senhora de Fátima, o Ceti Neuza Alves Barroso conta com 21 salas de aula, uma sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório.

“Nós já somos o Governo que mais entregou escolas de tempo integral. Estamos entregando estruturas de qualidade para dar condições para que os alunos fiquem aqui durante o dia todo”, afirmou Wilson Lima.

Além disso, o Espaço Maker, que compõe o projeto “Fazer para Aprender”, do programa Educa+Amazonas, é um diferencial da unidade. Entregue totalmente equipado, o espaço dispõe de materiais que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

“Esse espaço coloca o aluno em outro patamar, com os laboratórios de química, física, biologia; e também o Espaço Maker, onde os alunos têm a oportunidade de aprender programação de computador, robótica e ele acaba se conectando com a modernidade. Eu estou falando de ensino público e de qualidade”, acrescentou o governador.

“Eu gostei porque aqui temos laboratório de diferentes áreas da ciência. A quadra e a estrutura esportiva que nos deram vai ser ótima para a realização de eventos e para incentivar as pessoas a praticarem esportes e para ficarem mais dentro da escola”, disse o aluno Francisco Benedito, 16, do 2° ano do Ensino Médio.

Wilson Lima esteve no município da calha do Juruá para levar as ações do programa Governo Presente. Acompanharam o governador os deputados estaduais Cabo Maciel e Therezinha Ruiz; além do prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso.

Patrona

Nascida em Coari, no dia 2 de julho de 1939, Neuza Alves Barroso viveu a maior parte de sua vida em Eirunepé. Teve sua vida profissional dedicada a atuar na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, trabalhando como professora, auxiliar de serviços gerais, inspetora de classe, agente auxiliar e agente administrativa.

Neuza atuou nas escolas estaduais Eurico Gaspar Dutra, Nossa Senhora das Dores e Gentil Rodrigues, além da Escola Municipal Professora Elizabete Oliveira.

Governo Presente

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foram entregues, no Ceti, 51 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 50 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de uma licença ambiental para uma movelaria de Eirunepé.

No município, o Governo do Amazonas também entregou uma unidade da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). Este é o 13º posto de atendimento da autarquia no interior do estado.

O posto avançado irá funcionar nas dependências Idam e será responsável em prestar suporte aos empreendedores de Envira, Guajará e Ipixuna.

Para possibilitar melhorias na área da saúde, foi entregue, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), um monitor multiparamétrico vai reforçar o atendimento no Hospital Regional Vinícius Conrado.

*Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também