domingo, 19 de janeiro de 2020
M

Publicidade

Em Manaus, cia de dança do Boi Caprichoso faz trabalho social com jovens através da arte

A Tribo Caprichoso Show ensaia todos os sábados a partir das 16h no Anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
Publicado em 12/01/20 às 03h29
Por joao.castro

Além de protagonizar grandes espetáculos, a dança também pode ser usado como um instrumento de equilíbrio para o corpo e a mente, proporcionando assim, saúde e boa qualidade de vida.

O que poucos sabem é que ela pode ser importante em causas sociais, principalmente entre os jovens. Pensando nisso, o grupo de dança Tribo Caprichoso Show.

Fundado em novembro de 2019, o grupo é formado com 50 dançarinos, de 15 a 30 anos de idade.

Carollyna Ribeiro, 22, dançarina e coordenadora do grupo, disse que o projeto iniciou apenas como uma brincadeira mas tomou proporções ainda maiores. Ela destacou o trabalho social que a companhia vem realizando.

“Tudo começou apenas como uma brincadeira entre amigos com intuito de trazer os jovens que estavam passando por depressão, que estão nas drogas e, além disso, valorizando a cultura popular. A gente trabalha com jovens e adultos”, disse Carollyna.

Equipe de coordenação do grupo. Foto: Reprodução

O grupo também realiza oficinas de teatro e artes cênicas, além de preparar novos coreógrafos.

Melhorias

Em depoimento emocionante, o dançarino Tom Oliveira, 23, falou que sua entrada no Tribo Caprichoso Show lhe proporcionou uma boa qualidade de vida.

“Simplesmente não tinha vida social, era de casa para o trabalho. Depois que entrei no grupo passei a ter uma vida melhor, pude conhecer várias pessoas. Eu era sedentário e minha saúde melhorou. A Tribo Caprichoso me ensinou a sorrir e ter amigos”, falou Tom.

Ainda segundo ele, “tem mais liberdade para falar tudo que pensa”.

Planos para o futuro

A Tribo Caprichoso Show pretende ampliar seus horizontes e oferecer diversos serviços sociais fazendo com que as pessoas valorizem a cultura popular. O presidente da companhia, Alexandre Souza, 32, falou que deseja colocar aulas de música e atrair novos integrantes para dar continuidade ao seu trabalho.

“Temos o intuito de levar a nossa cultura para todos os cantos da cidade. No futuro queremos oferecer aulas de violão, canto, dança e etc. E claro, se tornar uma associação cultural”, explicou o presidente.

Elenco atual da Tribo Caprichoso Show. Foto: Divulgação

O grupo sobrevive da venda de produtos relacionados ao Boi Caprichoso, entre eles chaveiros, camisas e canecas. A verba arrecada pelo grupo é destinada para o abrigo Casa Vhida, responsável por cuidar de crianças portadoras de HIV/AIDS, situada na rua Pedro Alvares Cabral, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

Reconhecimento

Apesar de ser um grupo recente, eles ganharam notoriedade com o Movimento Marujada, entidade responsável pelos eventos do Boi Caprichoso em Manaus. Segundo Alexandre, “o presidente do Movimento se interessou pelo trabalho e brevemente podemos estar no palco do Bar do Boi”.

Como participar

A Tribo Caprichoso Show ensaia todos os sábados, às 16h, no Anfiteatro da Ponta Negra,zona Oeste de Manaus. Quem deseja participar do grupo basta entrar em contato com os números 98435-4037/98228-3030.

Camisa oficial do grupo. Foto: Divulgação

Por João Paulo Castro

Matérias Relacionadas