[views count="1" print="0"]

Em Nova Olinda do Norte, prefeito disse que só vai pagar abono do Fundeb no próximo ano

O prefeito de Nova Olinda gravou uma live para explicar porque não pagou o abono no ano passado. “Porque não sobrou nada”

Professores de Nova Olinda do Norte devem esperar o próximo ano para receber o abono do Fundeb referente ao ano 2021. No ano passado, em 2020, os professores também não receberam o abono.

O pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) confirmado pelo governador do Estado, Wilson Lima, valor esse que é inédito, não será repassado pelo prefeito Adenilson Reis.

A, inclusive, uma proposta foi apresentada e aprovada pela Câmara do vereadores, para criação de uma lei própria para pagamento do abono naquele município, após pressão dos profissionais de educação de Nova Olinda do Norte.

O prefeito pediu que o Tribunal de Justiça do Amazonas se manifeste e solicitou também aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Somente após todas essas respostas é que, provavelmente, Reis pague alguma coisa.

Na última quarta-feira (15), o prefeito de Nova Olinda gravou uma live para explicar porque não pagou o abono no ano passado. “Porque não sobrou nada”, disse.

Veja

Reis disse que a Lei Complementar 173, de maio de 2020, proíbe o pagamento do abono, porém, o prefeito nunca propôs lei específica no Legislativo, como fizeram governadores e prefeitos, para ratear as sobras do Fundeb.

“Isso não é uma corrida de cavalo, calma. Só vou pagar em janeiro de 2022, porque a Lei Complementar 173 está impedindo”, afirmou. Reis ainda insinuou que os professores não deveriam reclamar, porque não foram demitidos.

Acostumado

Não é de hoje que Adenilson Reis ‘golpea’ os professores. Em 2020, o prefeito ignorou recomendação do Ministério Público para que ressarcisse os professores e pedagogos após corte de salários.

Além da redução salarial e de não pagar o abono do Fundeb, o prefeito só pagou o 13º salário, depois de protestos da categoria. Nova Olinda do Norte tem 615 professores, dos quais 200 são efetivos.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário