sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Em Parintins, roldanas utilizadas em alegorias do Boi Caprichoso são vistas à venda na internet

As roldanas utilizadas pela Associação Cultural Boi Bumbá Caprichoso (ACBC) na confecção de alegorias na confecção de alegorias para o festival deste ano foram colocadas à venda em plataformas de compra e venda na internet.

Membros do comitê de crise do boi azul descobriram o anúncio da venda no decorrer da semana.

O escritório e o galpão de alegorias do boi foram saqueados após a realização do festival deste ano. No caso do galpão de alegorias, um contêiner foi aberto e diversos materiais foram roubados, entre eles, as roldanas.

A diretoria do Boi Caprichoso registrou Boletim de Ocorrência (B.O), mas até o momento ninguém sabe o responsável pelos roubos.

Anúncio da venda. Foto: Divulgação

Sem dar muitos detalhes, o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, falou sobre o trabalho de investigação do comitê e que brevemente vai divulgar os resultados.

“Tudo está sendo apurado e toda situação vai ser mostrada para os sócios e torcedores em uma assembleia extraordinária. Não é uma caça às bruxas, mas temos o objetivo de fazer um levantamento do que tem, o que tinha e o que vai precisar para a construção do projeto de 2020”, disse Jender.

Possível paradeiro
De acordo com o comitê de crise, alguns materiais foram vistos em eventos culturais realizados no Amazonas e no Pará.

Vandalismo na concentração
Em junho deste ano, um dia antes da segunda noite de apresentação do festival, cabos de aço (que fazem o movimento das alegorias) e cabos de iluminação foram cortados de módulos alegóricos que estavam posicionados na concentração do Boi Caprichoso.

A alegoria, assinada pelo artista plástico Kennedy Prata, seria usada no momento do ritual indígena, mas o problema foi resolvido há tempo da apresentação, Os membros da diretoria também registaram um B.O alegando vandalismo.

Agenda
O Boi Caprichoso estará presente no aniversário de Parintins, a 365 quilômetros de Manaus, e fará uma festa em prol do seu aniversário, no dia 20 de outubro, para comemorar seus 106 anos de fundação.

Por João Paulo Castro com informações da Assessoria
Foto: João Paulo Castro e Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também