[views count="1" print="0"]

Emissão de CO2 deve bater novo recorde em 2020

Segundo UK Met Office forecast, se continuarmos com o crescimento constante na produção destes poluentes, 2020 será um ano de recordes nada animadores.

(Fonte: VisualHunt)

Indo na contramão da conservação do planeta, este ano teremos péssimos números para a emissão de dióxido de carbono. Segundo UK Met Office forecast, se continuarmos com o crescimento constante na produção destes poluentes, 2020 será um ano de recordes nada animadores.

Dióxido de carbono (CO2), a substância que causa o acúmulo de calor na atmosfera, é emitido principalmente do uso de combustível fóssil nas suas mais diversas aplicações. Ademais, seu acúmulo alcança níveis ainda maiores na ocorrência de queimadas e incêndios, como aquele que atingiu a Amazônia em 2019 e o fogo que ainda atormenta a Austrália.

Esses fenômenos impulsionam a emissão de gases e poderemos chegar ao maior valor do ano já em maio: 417.4 ppm (parte por milhão). Espera-se que o crescimento anual para 2020 chegue a 2.75 ppm — um dos maiores aumentos registrados na história.

Confira na animação como o dióxido de carbono se movimenta ao redor do planeta.

Além dos incêndios, o El Niño também é um dos principais causadores do aumento de dióxido de carbono na atmosfera. Como é conhecido, o El Niño é o aquecimento periódico das águas do Oceano Pacífico e que afeta principalmente a Amazônia e florestas tropicais da Indonésia. Esses sistemas naturais, então, passam a absorver menos dióxido de carbono da atmosfera e, por consequência, a temperatura do mundo inteiro é afetada.

Como consequência, temperaturas mais elevadas aumentam o consumo de energia elétrica e de combustível; haja visto que intuitivamente procuramos

Não é novidade que precisamos reduzir o consumo de combustíveis fósseis e optar por fontes de energia limpa ou renovável. Até que grandes corporações e governantes tomem uma atitude, todo esforço é bem vindo. Sendo assim, dê carona; utilize transporte coletivo; conheça as fabricantes dos produtos que consome e cobre por mudanças. Enquanto fenômenos como El Niño não podem ser evitados, há atitudes diárias que podem ser ajudar na conservação do planeta.

Tecmundo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário