[views count="1" print="0"]

Entenda atrito entre Estados Unidos e China por possível visita da Presidente da Câmara dos EUA em Taiwan

Caso Nancy Pelosi visite Taiwan será a primeira para um presidente da Câmara dos EUA em 25 anos.
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Foto: Reprodução/ Instagram @speakerpelosi

Mundo – Estados Unidos e China entraram em atrito após a anuncio de possível visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan.

Pelosi deu início a uma série de viagens por quatro países asiáticos na segunda-feira (1º) em Singapura.

A ilha tem um governo autônomo, mas a China considera Taiwan parte do seu território que ainda não conseguiu ser reunificada e repudia a possibilidade de independência.

LEIA TAMBÉM: Ataque russo mata um dos empresários mais ricos da Ucrânia

Mesta segunda-feira (1º), a China subiu o tom de seus avisos e disse que as Forças Armadas não “ficarão só olhando” caso Nancy Pelosi vá a Taiwan. O governo ainda chegou a dizer que os EUA pagarão o preço se Pelosi desembarcar em Taipé.

“Os Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”, disse à imprensa a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

Autoridades do governo Biden estão alertando a China para não tomar medidas de escalada de tensão, enfatizando que a possível visita não marcaria uma mudança na política externa americana.

LEIA TAMBÉM: Presidente de Portugal condena racismo, mas diz que não é possível generalizar

“Não há razão para Pequim transformar uma visita em potencial, consistente com a política de longa data dos EUA, em algum tipo de crise ou conflito, ou usá-la como pretexto para aumentar a atividade militar agressiva dentro ou ao redor do Estreito de Taiwan”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, a repórteres na segunda.

Caso Nancy Pelosi visite Taiwan será a primeira para um presidente da Câmara dos EUA em 25 anos.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUIhttps://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário