Entrevistas de emprego online podem ser tendência após a pandemia

Saiba como se comportar nesse tipo de processo seletivo.
Por redacao
Publicado em 26/05/20 às 12h17

Desde o início da pandemia do coronavírus, muitos setores da economia ficaram prejudicados. No entanto, na contramão da crise, muitos setores apresentaram bom desempenho chegando, inclusive, a aumentar o quadro funcional.

Justamente por conta da recomendação do isolamento social, agora as contratações de novos funcionários estão acontecendo por meio de entrevistas por vídeo-chamada. Este recurso, que até então estava apenas começando a ser utilizado pelos recrutadores e possuía potencial para se tornar tendência apenas daqui um tempo, com a pandemia, passou a ser uma necessidade imediata e a ser muito utilizada.

“Para algumas empresas, esse formato de recrutamento já era utilizado. Estamos cada vez mais perto da tecnologia, além de buscar opções para deixar o candidato mais confortável”, afirmou a coordenadora educacional Juliana Costa.

Ainda de acordo com a especialista, as entrevistas feitas nessa modalidade representam um avanço no processo seletivo das empresas. “Não deixa de ser um atrativo, pois sempre há uma variedade de candidatos de outros locais, sem contar que elimina os custos desnecessários para a empresa e o candidato”, enfatizou.

Uma das vantagens nessa modalidade, conforme Juliana, é a chance de conseguir grandes candidatos, pois tendem a ter um maior alcance, a agilidade na correção e aprovação de candidatos e otimização do tempo, sem contar no sucesso no processo seletivo, pois assim conseguem selecionar os melhores para a vaga. Além de economizar com os custos de cópias, materiais e um profissional para conduzir o momento.

Dicas

Juliana orienta, ainda, que os candidatos devem seguir algumas dicas. Mesmo virtual, a empresa seguirá os mesmos critérios seletivos de um processo físico.

“Os candidatos devem se vestir adequadamente, buscar um local arrumado e silencioso, pois terá que responder algumas perguntas e evitar ser interrompido. Tudo será avaliado”, destacou Juliana.

0 Shares

MATÉRIAS RELACIONADAS

SENAI ajuda a localizar ‘emprego ideal’ na indústria

SENAI ajuda a localizar ‘emprego ideal’ na indústria

Resultado de parceria do SENAI com a plataforma de empregabilidade Speck, o Contrate-me funciona em mão dupla: ao mesmo tempo em que o trabalhador cadastra o seu currículo, o empregador, ao oferecer a vaga, deixa registrada ali as especificações do que seria o melhor candidato a ser contratado. A própria plataforma se encarrega de unir esses dois ideais.

Copy link