[views count="1" print="0"]

Erros frequentemente cometidos por quem vai por o imóvel para alugar em Manaus

Veja as condições que podem afastar possíveis inquilinos
Aluguel de casas em Manaus
Aluguel de casas em Manaus

Com diversas instabilidades na economia, apostar no aluguel de imóveis pode ser uma boa forma de investir e conseguir uma alta taxa de retorno.

Mas diferente da bolsa de valores, colocar um imóvel no mercado exige dedicação. Afinal, você está prestando um serviço para outra pessoa. E quando a oferta não apresenta um bom custo-benefício, acaba sendo rapidamente substituída por uma mais interessante.

Por isso, ao colocar uma casa para locação em Manaus, por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados para manter o imóvel valorizado no mercado e atrair a atenção de potenciais locatários.

Entre os fatores que servem para avaliar a performance de um anúncio é o tempo em que o imóvel fica disponível no mercado. Um estudo revela que na cidade de São Paulo, por exemplo, uma casa pode levar entre 18 e 32 dias para ser alugada.

Já apartamentos podem levar entre 15 e 21 dias, dependendo características como valor do aluguel, localização, entre outras. Se o tempo exceder a média é importante ficar atento e reavaliar a estratégia.

Um dos primeiros passos é entender o perfil das pessoas que buscam pelo aluguel. Geralmente, o inquilino procura um imóvel bem localizado, em boas condições, com possibilidade de mudança imediata e custo razoável.

Assim, na hora de anunciar você deve se perguntar: meu imóvel cumpre com todos os requisitos? Se a resposta for sim, são grandes as chances de realizar um bom negócio. Se a resposta for não, é necessário rever alguns pontos.

Para facilitar a avaliação, separamos alguns dos principais erros dos proprietários que desvalorizam o imóvel e dificultam a locação. Confira a seguir:

Não realizar reparos antes de anunciar o imóvel

Um dos principais erros dos proprietários ao colocar o imóvel no mercado sem dúvida é não cuidar do estado de conservação do ambiente.

Seja na primeira locação ou quando o imóvel já é utilizado para fins de aluguel, é fundamental realizar um reparo para eliminar problemas devido ao uso e ao desgaste pelo tempo.

As manutenções podem servir para consertar itens pequenos como uma janela quebrada e uma maçaneta estragada. Ou também podem incluir ajustes mais extensos como trocar o piso, realizar uma nova pintura ou ainda trocar a parte elétrica do imóvel. 

Todos esses ajustes contribuem para valorizar o imóvel no mercado e aumentar o interesse de possíveis inquilinos, que podem se apresentar dispostos a permanecer mais tempo no imóvel ou ainda pagar mais caro pelo aluguel em Manaus.

Lembrando que os inquilinos normalmente tem pressa para realizar a mudança e não gostam de realizar grandes investimentos em um imóvel de um terceiro. Assim, todo cuidado é positivo na hora de chamar a atenção no mercado.

  • Restringir o perfil de locatário desejado

Ao anunciar seu imóvel, o proprietário pode impor algumas restrições para alcançar um perfil específico de locatário que pretende atingir.

Não existe regra quanto às restrições, que podem estar relacionadas ao perfil do proprietário ou ainda a regras do condomínio por exemplo, como o veto de moradores fumantes.

Mas na maioria dos casos quando esse tipo de situação acontece, a restrição é imposta sem motivo aparente e pode acabar afastando potenciais inquilinos.

Entre algumas das limitações, a proibição de animais de estimação ou casais com filhos pequenos, podem atrapalhar o desempenho do anúncio e dificultar o aluguel.

  • Pedir um valor muito alto no aluguel

Outro motivo que atrasa bastante a realização da locação é o preço do aluguel. É importante destacar que a valorização do imóvel deve sempre acompanhar as médias do mercado para a região que a apartamento para alugar em Manaus se encontra.

Dependendo das comodidades que o condomínio apresenta ou até mesmo as melhorias que foram realizadas no imóvel, alguns proprietários acabam exagerando na hora de estabelecer o valor da locação.

Isso acaba desanimando o potencial locatário ao avaliar o custo do aluguel com outras despesas do mês como condomínio, IPTU, luz, água, gás, internet, telefone, alimentação, entre outras despesas que compõem o orçamento de uma família.

Aluguéis acima da média não passam despercebidos por locatários, que ao longo da pesquisa pelo imóvel, comparam os anúncios com outras opções da região, que podem facilmente denunciar uma supervalorização.

Ao precificar, estude a média de valores praticadas na região em que seu imóvel se encontra. Em caso de dúvidas, não deixe de contar com um profissional que pode te ajudar na escolha.

  • Limitar as modificações permitidas no imóvel

Um dos pontos mais delicados na relação entre inquilino e proprietário é referente às alterações que podem ser realizadas no imóvel.

Geralmente, inquilinos não tem interesse em realizar um grande investimento de reformas em um imóvel que não vai ter retorno posteriormente.

Entretanto, algumas mudanças acabam sendo solicitadas para que o imóvel possa ficar mais atraente e com a personalidade do seu atual morador. Isso é muito comum em contratos de longa duração, principalmente em imóveis residenciais.

Por isso, é importante que o proprietário do imóvel seja flexível. Ouvir a proposta do inquilino e estabelecer acordos pode agilizar a locação e facilitar o relacionamento durante o período de vigência do contrato.

Também vale destacar que é dever do inquilino devolver o imóvel como foi locado. Então as mudanças não costumam ser realizadas de forma permanente.

Em alguns casos, entrar em acordo com o inquilino pode ser mais vantajoso para o proprietário, que acaba por valorizar seu imóvel,  abrindo mão de um grande investimento em obras.

  • Remover todo o mobiliário do imóvel

Embora não seja uma exigência para a locação o imóvel ser mobiliado, a presença de móveis em alguns pontos estratégicos do apartamento podem aumentar as chances de fechar negócio.

Um dos móveis que fazem a diferença e chamam a atenção de potenciais inquilinos são armários na cozinha e também nos dormitórios.

Isso porque dependendo do perfil do inquilino, é possível identificar que muitos são recém-chegados na cidade ou acabaram de sair da casa dos pais e ainda não tem um jogo de móveis completos para mobiliar a casa. Dessa forma, oferecer algumas opções, desde que em bom estado, podem contribuir para valorizar o imóvel.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário