[views count="1" print="0"]

Escola desenvolve ‘guia de convivência segura’ para retomada de aulas presenciais

O Centec está trabalhando entre seus alunos, professores e colaboradores as estratégias de higienização, distanciamento e demais medidas de proteção à saúde
escola centec

Foto: Divulgação

O decreto governamental 42.330 só prevê a retomadas das atividades educacionais na rede particular para p próximo dia 6 de julho, mas o Centro de Ensino Técnico (Centec) se adiantou e já está trabalhando entre seus alunos, professores e colaboradores as estratégias de higienização, distanciamento e demais medidas de proteção à saúde de todos. Para isso, a escola desenvolveu e disponibilizou a docentes e discentes o ‘Guia de Convivência Segura’, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Com uma linguagem fácil, direta e acessível, as regras do Guia são apresentadas pelas mascotes do Centec, Théo e Duda, com o objetivo de torná-lo mais próximo de todos que estudam ou trabalham na escola, incentivando o cuidado consigo e com o outro. “Estamos aqui para pedir a sua ajuda. Para convivermos com segurança e permanecermos saudáveis, precisaremos adotar novos hábitos e comportamentos”, dizem os personagens logo na abertura do Guia, que foi todo dividido em tópicos para facilitar o entendimento.

Há recomendações sobre o distanciamento dentro das salas de aula e corredores da escola, utilização de equipamentos de proteção, especialmente as máscaras, higienização das mãos e calçados, sanitização dos ambientes e, claro, para a o convívio entre colegas e professores. “Estamos muito otimistas, acreditamos que o espírito de todos nessa volta ao novo normal é de recuperação do tempo perdido”, diz confiante a diretora de ensino do Centec, Eliana Cássia de Souza.

Segundo a educadora, todos os docentes e demais colaboradores receberam treinamento especial para realizarem seus trabalhos de modo a se protegerem e protegerem aos alunos, e a escola investiu pesado na compra de equipamentos de proteção individual e coletiva, como máscaras, álcool gel, tapetes sanitizantes, termômetro digital e muito material informativo visual, para que todos tenham amplo acesso às informações.

Os equipamentos e produtos de higiene estarão disponíveis nas recepções e andares de ambas as unidades Centec, localizadas na Djalma Batista, e em cada uma haverá um responsável por medir a temperatura dos alunos e colaboradores, bem como para averiguar se estão cumprindo com a utilização obrigatória de máscaras, que será indispensável. Outra medida é que, a cada troca de turno, todas as carteiras, banheiros, salas, corredores e demais áreas comuns serão devidamente higienizados.

Distanciamento

Entre todas as medias adotadas, a do distanciamento social está entre as mais importantes e difíceis de serem alcançadas num local com frequência regular de grande público, por isso, esse item mereceu atenção especial da direção da escola.

Todas as salas de aula terão lugares demarcados para as carteiras, com distanciamento de um metro e meio entre cada uma. Além disso, num primeiro momento, O Centec adotará um sistema de escala para frequência de aulas, a fim de diminuir o fluxo de pessoas e evitar aglomerações.

“Será um sistema hibrido, com 50% dos alunos presenciais nas segundas e quartas, e outros 50% presenciais às terças e quintas. Às sextas, as aulas serão online e a carga horária semanal será complementada com atividades assíncronas, como pesquisa, estudo e exercícios orientados pelos professores”, explica a coordenadora de projetos, professora Nathalia Flores.

Dessa forma, as plataformas de aula online continuarão a serem utilizadas, pois se constituem parte integrante e muito importante para o alcance do devido distanciamento social.

Os serviços como os da secretaria escolar, coordenação de estágio e coordenação pedagógica também continuarão sendo realizados online. O atendimento presencial deverá acontecer somente quando for imprescindível, respeitando o atendimento de 1 aluno por vez.
Infelizmente, nesse momento, também estão proibidos abraços, beijos e apertos demãos, mas não a cordialidade. Para isso, o Centec orienta que os alunos, professores e colaboradores adotem um comportamento sem contato físico, mas sempre amigável e com um sorriso no rosto. Mesmo que as máscaras o cubram, ele será perceptível pelo olhar.

Com informações da Assessoria

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário