sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Escritor amazonense Romahs Mascarenhas concorre ao Prêmio Jabuti de Literatura

O livro será lançado em Manaus, no sábado (23), às 18h, na Banca do Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, Centro de Manaus
Especial Publicitário
Foto: Divulgação/Ascom

Manaus (AM) – O artista visual e quadrinhista amazonense Romahs Mascarenhas, natural de Parintins, teve a obra “Todos os meus gatos de volta” selecionada para concorrer à 64ª edição do prêmio Jabuti de Literatura, na categoria infanto-juvenil. O livro, da Reggo Editora, é o primeiro dele como escritor, após 25 anos de carreira como quadrinista e cartunista. O livro será lançado em Manaus, no sábado (23), às 18h, na Banca do Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, Centro de Manaus.

Em “Todos os meus gatos de volta”, o leitor conhecerá o menino Bubba, um garoto simples, acima do peso, com TDAH e ansiedade que num fim de tarde chuvoso, ouve miados num beco escuro. É uma gatinha abandonada, ele a adota. Logo, a presença dela na sua casa irá jogá-lo numa aventura perigosa, num universo mágico que o menino nunca sonhou adentrar.

Ideia

O autor conta que teve a ideia da história após conversar com o filho, no começo de 2018, sobre os gatos que já tinham passado pela família.

“Meu filho Arthur, então com 8 anos, entrou na cozinha com esse sentimento nostálgico e eu fiquei pensativo nisso. Ele tem um carinho especial por animais, costumava relembrar seus felinos, gato por gato, listando mentalmente todos os bichanos que nasceram das gatas que já tivera em casa. Percebi que tinha ali uma ótima ideia pra um roteiro de quadrinhos, um menino numa missão: reaver seus bichanos distantes e saber como estavam passando. Depois pensei melhor: por que não um livro ilustrado?”, disse Romahs.

Com a pesquisa na internet sobre felinos, Romahs se aprofundou no assunto e se deparou com um vasto conteúdo em torno dos animais da mitologia de vários povos e culturas pelo mundo, o que acabou despertando no autor a vontade de criar uma aventura tendo como personagens as várias representações de felinos em outras culturas.

Processo de escrita

Romahs conta que escrever o livro foi muito desafiador e ao mesmo tempo empolgante, ele já havia ilustrado vários livros infantis, infanto juvenis e de poesia para outros autores, como para os escritores Celdo Braga, Ana Peixoto e Elson Farias. Mas essa é a a primeira obra dele como escritor além de ilustrador.

“Enquanto escrevia esse livro eu pensava em mim, criança, lendo meus romances favoritos, como A ilha do tesouro, 20.000 léguas submarinas, Robin Hood ou Os três Mosqueteiros, e pensava se eu, Romahs criança, curtiria o que eu estava escrevendo”, revelou ele.

A criação das ilustrações também foi um trabalho empolgante para o autor. “Pensei nas ilustrações dos livros antigos, pensei em como eles ajudavam a visualizar as cenas, a aparência dos personagens e até como eu entendia o trabalho do ilustrador: um coautor do livro, passando muitas vezes informações adicionais à obra”, disse.

Foto: Divulgação

Onde comprar

A obra já está à venda no site www.umlivro.com.br e em outros sites de vendas como Amazon, mas depois do lançamento estará disponível na banca do Largo de São Sebastião, na Feira da Eduardo Ribeiro (na barraca Don’t Panic) e em outras livrarias da cidade.

O livro “Todos os meus gatos de volta” foi publicado com apoio do edital de cultura Conexões Culturais (2020) da Manauscult, apoiado pela Lei Federal Aldir Blanc.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata