‘Estamos preparados’, diz Marcellus Campêlo sobre combate a uma possível terceira onda da Covid-19 no AM

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, ainda fez um agradecimento aos profissionais atuantes no combate à pandemia da Covid-19
Por João Paulo Castro
Publicado em 07/04/21 às 19h31
covid-19 marcellus campêlo terceira onda
covid-19 marcellus campêlo terceira onda

Manaus – O secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, participou na tarde desta quarta-feira (07) de uma entrevista coletiva on-line, que abordou sobre os estudos preliminares sobre a eficácia da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com a Sinovac, contra variante P.1 do novo coronavírus (Covid-19).

Apesar dos resultados positivos, ele não escondeu a preocupação de uma possível terceira onda da Covid-19. Contudo, o secretário ressaltou que o Amazonas está preparado para combater a nova ameaça.

“Nós estamos preparados e aprimorando nosso plano. Estamos mais preparados com quantidade de leito, profissionais treinados e uma rede hospitalar mais organizada para o enfrentamento da pandemia. Gostaria de registrar o esforço dos trabalhadores de saúde no combate à Covid-19”, disse.

Segundo ele, a efetividade do imunizante é de 50% contra a variante P.1, um resultado já divulgado pelo Instituto Butantan. Porém, o médico falou que as pesquisas em torno da vacina vão continuar.

“Não terminamos por aqui. Isso é um passo muito importante e os dados já foram escritos em um artigo científico. Futuramente, até o final da semana, vamos mandar para avaliação. Mas como é um dado de saúde pública, achamos por bem divulgar esses casos, pois é importante para que os gestores possam tomar decisões”, reitera.

O boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que foram registrados 1.098 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando a marca de 355.027 da doença no estado, sendo 162.616 em Manaus e 192.411 no interior.

Além disso, a FVS-AM também registrou 41 mortes por Covid-19, alcançando a marca de 8.510 vidas ceifadas pela doença.

Foto: Reprodução/YouTube

Leia também: Desembargador Wellington José Araújo é o novo presidente do TRE-AM

BH e Região Metropolitana detecta nova variante do coronavírus com 18 mutações

Estudo feito em Manaus mostra que CoronaVac é efetiva contra cepa amazônica

covid-19 marcellus campêlo terceira onda

veja mais

veja mais

Copy link
Powered by Social Snap