Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Facebook libera modo escuro e novo design

Especial Publicitário

O redesign do Facebook para navegadores de desktop foi prometido pela companhia desde o começo do ano, na conferência anual de desenvolvedores. Felizmente, o desenvolvimento desse novo visual já deve estar nas etapas finais e algumas pessoas já estão sendo agraciadas com o modo Beta. O site TecMundo conseguiu habilitar o novo modo e fez uma avaliação.

No primeiro momento, a nova cara do Facebook deixa usuário facilmente desorientados e espantados com o tamanho das fontes, ícones, fotos e atalhos. Agora, com visual mais próximo do mobile — com botões grandes, espaçados e o mínimo de nomes na tela — reaprender a usar o Facebook pode exigir um pouco de esforço, mas nada exagerado.

(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

Um feed renovado
A começar pelo feed de notícias. Sua repaginada foi amigável com as publicações que são encontradas por lá. Elas, agora, parecem tomar mais espaço na tela, com menos poluição de ícones, grupos e jogos ao redor delas.

As funções de “curtir”, “comentar” e “compartilhar” ainda continuam nas mesmas posições, embora os botões pareçam maiores. Na barra vertical à esquerda, boa parte dos atalhos foi eliminada, deixando apenas os principais grupos, páginas e o link para seu perfil.

Essa barra também conta com o botão “ver mais”, que se acionado, volta a exibir todos os atalhos antigos com novos ícones — exigindo até que role a seção para poder visualizar todos, o que é menos prático.

Há também novos botões na parte superior do Facebook. Agora há botões centralizados para Home, Facebook Watch, Facebook Marketplace, Grupos e Facebook Gaming. Eles são visíveis o tempo todo, então é possível acessar essas seções com bastante facilidade. Além disso, houve a repaginada total do visual dos botões de notificações, mensagens e a logo do Facebook. Todos redondos ou com cantos arredondados e de fácil leitura quando abertos.

Por fim, no lado direito há a barra com os contatos do Facebook Messenger. A seção está mais proeminente do que antes, com botões e fotos de amigos maiores.

Modo escuro e objetivos das mudanças
Uma adição interessante do novo visual do Facebook é a adição de um modo escuro. Veio um pouco tarde, já que boa parte dos aplicativos já traz o recurso há algum tempo. Para habilitá-lo, basta clicar na foto de perfil no canto superior direito.

É evidente a tentativa do Facebook de dar maior atenção a seções já conhecidas antes, mas que eram ofuscadas pelo Feed de Notícias. Os botões centralizados na parte superior salientam essas outras iniciativas de aumentar a quantidade de conteúdo dentro da rede social. Com a atualização, produtores de conteúdo de vídeo, vendedores e streamers terão mais espaço na plataforma.

(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

Não é possível afirmar se a iniciativa será eficiente ao atrair mais usuários, a não ser que o Facebook divulgue tais dados nos próximos meses. Entretanto, é inegável que consumir outros tipos de mídia se tornou algo mais atrativo e fácil, principalmente o Facebook Gaming.

Como habilitar o novo Facebook?
Não há informações sobre os critérios do Facebook para a liberação do novo visual. Aqueles que podem adotá-lo recebem uma notificação para abrir a guia ao lado do botão de ajuda, avisando o usuário que é possível mudar para o Facebook Beta a qualquer momento.

Uma dica válida é limpar o cache do navegador. O processo varia de cada software. No Google Chrome, por exemplo, basta ir no menu de configurações, rolar até a seção de “Privacidade e Segurança” e clicar em “Limpar dados de navegação”.

(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

Se apagar totalmente os dados não for interessante, você pode desmarcar essas opções do menu e autorizar somente a exclusão das “Imagens e arquivos armazenados em cache”. Assim, somente esses dados serão apagados e o histórico, senhas e outras informações não serão deletadas.

Tecmundo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário