Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

10 de agosto, 2022

Fametro compra Santa Casa de Misericórdia durante leilão realizado em Manaus

O Centro Universitário Fametro (Ceuni Fametro) arrematou por R$ 9 milhões e 300 mil, a Santa Casa de Misericórdia, extinto hospital da cidade, localizado no Centro da Cidade da capital. O leilão foi realizado na manhã desta quinta-feira (21), no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A ação é resultante de ação do Município de Manaus para execução fiscal de divida ativa. A proposta inicial da instituição de ensino superior é transformar o local em um hospital universitário.

O preço inicial do leilão era de 15 milhões, como não houve interesse dos compradores, o leiloeiro começou a segunda sessão com o valor mínimo de aproximadamente 8 milhões.

Segundo o advogado representante da Santa Casa, Thiago Queiroz de Oliveira, o valor será exclusivamente para pagar as dívidas. “Nossa urgência é pegar as dívidas trabalhistas e depois as tributárias, conseguimos um valor acima do esperado, então estamos confiantes com esses pagamentos”, disse. A Santa Casa de Misericórdia acumula dívidas tributárias e trabalhistas desde o seu fechamento em 2004.

A Fametro já afirmou que transformará o local em um hospital universitário. “Nós queremos aproveitar a estrutura e a função social da casa, já tínhamos interesse em fazer um hospital, se não fosse na Santa Casa, seria em outro lugar. Vamos manter a proposta de hospital, analisar a estrutura e atender a sociedade”, disse o assessor jurídico da instituição, presente ao leilão, Pantoja Júnior.

O prédio da Santa Casa de Misericórdia fica localizado em área tombada tanto pelo Município de Manaus quanto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio totaliza 8.982,36 m² (onde se localizam as dependências da Santa Casa).

Atualmente o hospital está fechado e serve de casa para moradores de rua e usuários de drogas.

MATERIAS RELACIONADAS