[views count="1" print="0"]

Familiares de paciente com Covid-19 aguardam transferência do HPS 28 de Agosto para outra unidade hospitalar

“Está sendo uma luta, estamos no meio de uma guerra, nesse momento toda família tem que se unir para ser forte", disse o filho da paciente com Covid-19
covid-19 transferência

Manaus – Diariamente várias pessoas relatam a intensa batalha contra o novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Os hospitais atingiram a capacidade máxima e o problema com oxigênio tem sido recorrente.

Os familiares de Maria Regina da Silva Costa, de 54 anos, diagnosticada com Covid-19, procuraram o Portal Tucumã neste domingo (24) pedindo ajuda. Ela testou positivo para a doença no dia 15 de janeiro, dona Maria vinha fazendo tratamento domiciliar.

Segundo Braz Cardoso Neto, 23 anos, filho de dona Maria, ela apresentou complicações da Covid-19 e precisou ser internada no Hospital 28 de Agosto.

“Minha mãe respirava com ajuda de cilindro de oxigênio, mas ela teve dificuldade com a doença e nós chamamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e foi levada para o Hospital 28 de Agosto. Se eu não tivesse ligado para o Samu, ela não ia aguentar. Quando eles chegaram, o oxigênio acabou e a saturação dela estava alterada”, conta.

Neto disse ao Portal Tucumã que está vivendo uma intensa batalha pela saúde da sua mãe e contou que, todos os dias, muitas pessoas choram pela perda de um familiar.

“Está sendo uma luta, estamos no meio de uma guerra, nesse momento toda família tem que se unir para ser forte. Faz dois anos que perdi meu pai. Eu, meu irmão, minha cunhada e todos os familiares estão ajudando minha mãe. Apesar da dificuldade, o enfermeiro vai com ela, mas não é a mesma coisa que um parente”, disse.

Dona Maria aguarda na fila de espera para ser transferida para outra unidade hospitalar. Neto contou pediu que sua mãe “fosse mais assistida pela equipe médica”.

Ajuda

O filho de dona Maria contou que conseguiu alguns cilindros de oxigênio e deixou guardado em casa. Entretanto, ele fez um gesto de solidariedade para outro paciente que precisava do respectivo insumo.

“Ontem tínhamos três cilindros pequenos, deixamos em casa como reserva. Uma tia minha ligou e disse que precisava de oxigênio. A gente pegou os cilindros e doamos para outro paciente. Não pedimos dinheiro em troca, apenas queríamos ajudar, o que vale é a amizade”, disse.

Neto ressalta que todos os dias tem enfrentando uma grande dificuldade para cuidar da sua mãe. Ele pediu ajuda aos amigos para driblar esse momento difícil de sua vida.

“As coisas estão se acabando. Nós aceitamos ajuda para comprar alimentação, remédio e fralda, além de colocar gasolina no meu carro. O que vier será de coração. Se Deus quiser ela vai sair dessa e vai precisar de fisioterapia. Essa tempestade vai acabar, nem todo sofrimento é eterno”, comenta.

Quem deseja ajudar os familiares de dona Maria pode entrar em contato pelo número (92) 98139-6691.

Dados

O boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) no último sábado (23) aponta que foram registrados 3.404 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 248.561 casos confirmados da doença no estado, sendo 109.021 em Manaus e 139.540 no interior.

Foram confirmados 162 óbitos por Covid-19, sendo 63 ocorridos na sexta-feira (22/01) e 99 encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 7.051 o total de mortes.

Atualmente a rede hospitalar tem 1.792 pacientes internados, sendo 1.146 em leitos (490 na rede privada e 656 na rede pública), 618 em UTI (277 na rede privada e 341 na rede pública) e 28 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Nas últimas 24 horas 2.902 pacientes se recuperaram da Covid-19 e estão fora do ciclo de transmissão.

Foto: Divulgação

Leia também: Em Manaus, cinco pessoas são detidas e 13 veículos apreendidos durante toque de recolher

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário