Fernanda Montenegro celebra 91 anos nesta sexta-feira (16)

Fernanda Montenegro
Fernanda foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz
Por Edilânea Souza
Publicado em 16/10/20 às 12h31

Uma das atrizes mais famosas do país, Fernanda Montenegro celebra, nesta sexta-feira (16), 91 anos de idade. Fernanda se sagrou como celebridade das telinhas em uma de suas melhores atuações, no caso, Central do Brasil (1997), de Walter Salles.

No filme, Fernanda Montenegro, que foi batizada como Arlette Pinheiro Monteiro Torres, interpreta uma professora amargurada e que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação e embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. E acaba tendo que cuidar de um menino que perdeu a mãe em um acidente.

Outra atuação marcante da atriz foi no clássico “Auto da Compadecida”, escrito por Ariano Suassuna em 1955, e levado às telas de cinema por Guel Arras, em 2000. No filme, a atriz interpretava Maria, a mãe de Jesus e aparecia para ajudá-lo no julgamento final, em que os personagens da trama morrem e vão para o céu.

Sobre Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro nasceu no Rio de Janeiro, em 1929. Fernanda foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa, nomeada por seu trabalho em Central do Brasil (1998). Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe (2013).

Leia mais: Sandy lança EP e retoma carreira solo após turnê com Júnior

Fernanda Montenegro

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap