[views count="1" print="0"]

FHC 90 anos: um personagem político à frente do seu tempo

Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002, sendo eleito e reeleito em primeiro turno
FHC 90 anos
Foto: Paulo Vitale/Veja

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC), completa nesta sexta-feira (18) 90 anos de idade. Ele esteve à frente do país entre 1995 e 2002, eleito e reeleito em primeiro turno. Fernando Henrique tem uma vida inteira dedicada a mudar, para melhor, os rumos da nação.

Desde seus primeiros passos como professor de ciências sociais na USP até os dias atuais, mantém-se incansável na missão de engendrar, com esforços múltiplos e diversificados, um mundo mais justo.

FHC é um raro e feliz caso de teórico que pôde colocar suas ideias em prática. Seus oito anos de governo mudaram os rumos do país, redefiniram nosso papel no concerto das nações e transformaram a vida dos brasileiros, depois de décadas de arbítrio político e de desordem econômica. Não é pouca coisa e um pouco de história se faz necessária para aquilatar a importância de sua gestão para o Brasil.

No início dos anos 1990, o país vinha de quase uma dezena de tentativas fracassadas de debelar um processo hiperinflacionário que, em questão de horas, transformava o valor da nossa moeda em pó.

Tamanha corrosão penalizava sobretudo os mais pobres, que não tinham como proteger seu capital da carestia. Nomeado ministro da Fazenda pelo presidente Itamar Franco, FHC liderou a equipe que, a partir de julho de 1994, implantou o Plano Real e debelou uma inflação que chegara a 2.477% no ano anterior.

Temas que hoje estão no centro do debate já o ocupavam há tempos. Mais de seis décadas atrás já se dedicava a estudar o racismo estrutural brasileiro a partir de experiências reais observadas pelo diligente sociólogo na região Sul do país. Ainda nos anos 1960, já buscava entender o papel e a relação entre economias desenvolvidas e aquelas então ditas periféricas num mundo que apenas décadas depois se globalizaria.

Inquieto, o presidente mantém-se um pensador ativo, um intelectual corajoso e um homem público respeitado. Lúcido e instigante, continua inspirando os melhores esforços de transformação do país – uma utopia sempre perseguida, mas ainda não de todo concretizada. Ao completar seus 90 anos de vida, Fernando Henrique preserva consigo seu mais vívido atributo: ser um homem além do seu tempo.

Num momento em que, infelizmente, sofremos a escassez de quadros políticos, Fernando Henrique é uma referência para as novas gerações que buscam a vida pública. Mas não apenas. O presidente também entusiasma jovens de todas as idades a se lançarem ativamente na construção de um futuro melhor, ao debater, sem medo nem preconceito, questões tão relevantes para o mundo contemporâneo quanto a vida social em redes, o combate à violência e a busca de respostas realistas e eficazes no enfrentamento ao flagelo das drogas.

Com informações da Folha de S.Paulo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário