sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Filme da Disney com beijo lésbico é proibido no Mês do Orgulho LGBTQI+

Animação da Disney Pixar, “Lightyear” causou polêmica nos Estados Unidos e foi impedida de ser exibida em 14 países da Ásia e Oriente Médio
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/Disney)

O filme “Lightyear” narra as aventuras de um dos protagonistas do grande sucesso “Toy story”, Buzz Lightyear, juntamente com sua equipe, a qual passa o filme tentando salvar em um planeta perigoso. No grupo, a patrulheira espacial e fiel amiga de Buzz, Alisha Hawthorne, em determinado trecho, beija sua companheira, com quem é casada, tem filhos e netos.

Embora o beijo não tenha teor sexual ou malicioso e tenha ocorrido em ambiente familiar, países da Ásia e do Oriente Médio se recusaram a exibir o filme neste mês de junho, considerado o Mês do Orgulho LGBTQIAP+.

Dona da maior nação de maioria muçulmana, a Indonésia alegou não proibir o longa-metragem, mas sugere que os responsáveis pelos filhos “pense no público indonésio, onde uma cena de beijo LGBT continua sendo conteúdo sensível”. 

Chefes de departamentos de censura em diversos países afirmaram que a Disney não quis enviar uma versão editada do filme, onde não apareceria a cena de beijo. Portanto, 14 países e territórios não permitiram a estreia.

Depois de gerar indignação em alguns moradores dos Estado Unidos, a empresa havia removido a tão comentada cena. Mas, devido à pressão de funcionários, voltaram atrás e permaneceram com a versão original. Os servidores confrontaram a falta de comprometimento da produtora com a defesa dos direitos da população LGBTQIAP+.

Dublador da versão original de Buzz, Chris Evans comentou o caso. “A grande verdade é que essas pessoas são idiotas. A história americana, a história humana é de constante despertar e crescimento social. E é isso que nos torna bons. Sempre haverá pessoas com medo, sem consciência e tentando manter o que era antes. Mas essas pessoas morrem como dinossauros”, disparou Evans, o Capitão América dos filmes da Marvel.

No dia 16 de junho, “Lightyear” estreou em 1,4 mil cinemas brasileiros. Em Manaus, a animação está em cartaz nas salas das maiorias dos cinemas locais.

LEIA TAMBÉMNúmero de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata