Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

11 de agosto, 2022

FMT confirma paciente com suspeita de varíola dos macacos no Amazonas 

Fundação de Medicina Tropical informou que o paciente segue em acompanhamento clínico em isolamento domiciliar. 
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – A a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) divulgou nota nesta sexta-feira (1º), informando que atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença “varíola dos macacos” (Monkeypox). A Fundação informou que coletou material biológico do paciente para a realização de mais exames, “não havendo resultado conclusivo, estando o caso ainda em investigação”, diz a nota.

A hipótese do surgimento da doença no Amazonas surgiu após um homem apresentar sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, tosse e erupções na pele. 

O comunicado destaca que o paciente segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. A Fundação informou que as pessoas que tiveram contato com o paciente também estão sendo investigadas.

Leia a nota na íntegra

“A Secretaria de Estado de Saude do Amazonas (SES-AM) informa que, nesta sexta-feira (01/07) a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox. Material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames, não havendo resultado conclusivo, estando o caso ainda em investigação.

O paciente jovem, sem comorbidades, foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.”

LEIA MAIS: Amazonas investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

MATERIAS RELACIONADAS