[views count="1" print="0"]

Friagem no Amazônia? Saiba o motivo:

Temperaturas caíram desde a madrugada no interior do estado.

De acordo com dados divulgados pelo ClimaTempo, o ar frio de origem polar entrou com muita força sobre Rondônia, Acre e sobre o sul do Amazonas causando uma intensa friagem desde a madrugada deste domingo, 24 de maio. 

Em Rio Branco, capital do Acre, foi registrada a madrugada mais fria do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura mínima de 15,0°C.  O recorde anterior de menor temperatura para o ano de 2020 era de 16,2°C, no dia 8 de maio.

 Temperaturas próximas dos 10°C também foram registradas no extremo sul de Rondônia.

Em Eirunepé, no sul do Amazonas, foi registrada temperatura de 17,8°C. Outros muncípios do baixo Amazonas, e Alto Solimões também relataram a queda da temperatura de ontem para hoje,

Para se ter uma ideia de como essas temperaturas são baixas para maio, para estas regiões do Brasil, segundo o INMET, a temperatura mínima média para maio na maior parte do Acre e no centro-oeste e sul de Rondônia varia entre 22°C e 24°C.

O que é a friagem?

O fenômeno da friagem é caracterizado  pelo resfriamento intenso provocado especificamente pela passagem de ar frio de origem polar.  As friagens acontecem, em geral, durante o outono e o inverno, mas de forma excepcional, também podem ocorrer em outras estações do ano.

Forte massa de ar frio sobre o BR

Esta friagem já estava sendo esperada para este fim de semana e é causada pela grande forte massa de ar frio de origem polar que está se espalhando sobre o Brasil. Esta é a segunda onda de frio intensa do mês de maio e atingiu o sul da Região Norte com mais força do que a primeira onda de frio deste mês, que foi observada nas vésperas do Dia das Mães.

A madrugada da segunda-feira, 25 de maio, ainda deve ser bastante fria no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, mas a temperatura não deve baixar mais do que no domingo.

O sol e o tempo seco devem predominar nestas áreas do Brasil por toda esta semana.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário