Futebol gay entre Amazonas e Pará esquenta o sábado na zona norte de Manaus

Amazonas vs Pará: Ball Cats e Barcemonas se enfrentam no Oswaldão
Este confronto inédito do futebol gay entre Amazonas e Pará irá acontecer às 17horas, no estádio Oswaldo Frota, na Cidade Nova, Zona Norte da capital
Por Henrique De Mesquita
Publicado em 23/10/20 às 04h41

Um grande marco na história do futebol gay do Norte do Brasil será escrita neste sábado, 24 de outubro, data do aniversário de 351 anos da cidade de Manaus. É que a equipe Ball Cat’s, do Amazonas – primeiro time de futebol gay do estado – vai enfrentar as Barcemonas, do Pará, em um amistoso interestadual. Este jogo inédito irá acontecer às 17h, no estádio Oswaldo Frota, na Cidade Nova, Zona Norte da capital.

A partida marca o aniversário de seis anos de fundação do Ball Cat’s. O presidente, fundador e atacante do time, Júnior Leocádio, o Pedrita, criou a equipe após a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Agora, com o time reformulado e com direito a um novo técnico, ele fala sobre o desafio de criar um “clássico” esportivo no Norte do País.

“Estou vivendo um momento maravilhoso do futebol gay. Graças a Deus estamos conseguindo levantar a categoria. O futebol gay, a gente brinca, a gente se rasga, a gente fresca, mas é sério”, ressalta Pedrita.

O Drama e a Superação do Ball Cat’s

Antes do amistoso interestadual, o Ball Cat’s perdeu técnico, jogadores e quase encerrou as atividades. Mas Pedrita – que não desiste nunca – levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima, reformulando o elenco, que agora tem também jogadores do município de Iranduba (a 31 quilômetros da capital), e, com a chegada do técnico Sony Ferreira, o time promete mostrar uma nova face no confronto contra as Barcemonas.

Fraternidade no time Ball Cat’s – Foto: Divulgação



“Graças a Deus tenho amigos que nunca me abandonaram, como o professor Daniel (Coelho). Hoje nós estamos com um elenco renovado com nove jogadores novos. O nosso novo treinador, o professor Sony Ferreira, é uma pessoa muito conhecida e muito bem conceituada no futebol amazonense. Ele já treinou time masculino, feminino, categoria de base e agora vai estrear como técnico de um time LGBTQI+”, detalha.

Pedrita informa que o amistoso vai ter um jogo de volta, desta vez no Pará, no ano que vem. “Este jogo já vai nascer clássico! Eu sempre sonhei mostrar a força do nosso futebol e vai ser um portal que vai se abrir para o futebol gay aqui do Norte. É um sonho que está sendo realizado”, diz.

A tradição e o Foco do Barcemonas

Para o coordenador do Barcemonas, Jhonata Nascimento, a luta do time é pela inclusão da população LGBTQI+.

“Nosso time foi fundado em 5 de abril de 2010 e aos poucos a gente foi envolvendo as outras gays de outros bairros e até de outras cidades”, revela.

Time Barcemonas – Foto: Divulgação


É claro que para a equipe chegar a Manaus, a luta foi grande.

“Foi um sufoco! Fizemos rifa, fizemos bingo, vendendo produtos do time, recebemos doações de pessoas que adoram o time. Para a gente é uma história única. É a primeira vez que vamos sair do Estado, é a primeira vez que vamos representar o Estado. Vamos nos juntar com as nossas irmãs do Norte e dar um belíssimo espetáculo. Futebol sem preconceito, futebol gay. A maioria dos nossos jogadores vão viajar pela primeira vez de avião, então vai ser único, tudo vai ser a primeira vez”, finaliza Jhonata.

Além do amistoso futebol gay entre Amazonas e Pará no aniversário de Manaus, Ball Cat’s e as Barcemonas prometem começar a planejar a realização da primeira Copa Norte de Futebol Gay. “Vai o ser luxo!”, comentam apoiadores.

Os brasões de time das rivais – Foto: Divulgação

Informações:

Amistoso Ball Cat’s (Amazonas) x Barcemonas (Pará)

Local: Estádio Oswaldo Frota, o Oswaldão, na Cidade Nova, Zona Norte da capital

Horário: 17h

Data: Sábado (24 de Outubro)

Entrada: Gratuita

Leia também: Aniversário de 351 anos de Manaus – Veja opções para curtir o feriado deste sábado

Amazonas vs Pará: Ball Cats e Barcemonas se enfrentam no Oswaldão

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap