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Google promete parar de espionar os usuários e descontinuar rastreamento de terceiros com fins lucrativos

Google prometeu abandonar o modelo de publicidade online baseado em cookies de terceiros; Será que a promessa é verdadeira ?
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Google promete parar de espionar os usuários e descontinuar rastreamento de terceiros com fins lucrativos
Google promete parar de espionar os usuários e descontinuar rastreamento de terceiros com fins lucrativos

A subsidiária da Alphabet, o Google, prometeu abandonar o modelo de publicidade online baseado em cookies de terceiros – e prometeu não inventar algo semelhante que permitiria continuar sugando o mesmo tipo de dados.

O Google está falando sério sobre se afastar dos anúncios micro-direcionados que invadem a privacidade, insistiu o diretor de gerenciamento de produtos David Temkin em uma postagem de blog na quarta-feira , reconhecendo que os usuários estão cansados ​​de serem espionados e acham que isso os coloca em risco.

“ Estamos deixando explícito que, uma vez que os cookies de terceiros sejam eliminados, não construiremos identificadores alternativos para rastrear indivíduos enquanto navegam na web, nem os usaremos em nossos produtos ”, afirmou Temkin. O Google não apenas não desenvolverá uma nova forma de rastreador para atingir o mesmo tipo de segmentação de anúncios que o cookie de terceiros que em breve será banido, mas também se absterá de construir em versões futuras do Chrome quaisquer backdoors compatíveis com anúncios que pode coletar esses dados diretamente, a empresa prometeu.

Temkin reconheceu que um estudo recente da Pew mostrou que 72 por cento dos entrevistados “ acreditam que quase tudo o que fazem online está sendo monitorado por anunciantes, empresas de tecnologia ou outras empresas, e 81 por cento dizem que os riscos potenciais que enfrentam devido à coleta de dados superam os benefícios . ” Essa falta de confiança na Big Tech, ele sugeriu, “ arriscou o futuro da web livre e aberta ”.

” Manter a Internet aberta e acessível para todos exige que todos façamos mais para proteger a privacidade – e isso significa o fim não apenas de cookies de terceiros, mas também de qualquer tecnologia usada para rastrear pessoas individuais enquanto navegam na web “, o executivo continuou.

Ao mesmo tempo, ele admitiu que o Google continua trabalhando em ferramentas que ajudam as empresas a macro-segmentar anúncios para grandes grupos de usuários que permanecem anônimos fora dos interesses comuns. Para evitar a crescente toxicidade legal e de reputação associada à aspiração de terabytes de dados pessoais para vender coisas, o Google está testando um novo protocolo chamado Federated Learning of Cohorts (FLoC), que supostamente agrupa usuários com padrões de navegação semelhantes. A abordagem FLoC foi encontrada para gerar 95 por cento das receitas em testes recentes em comparação com cookies de terceiros – e sem as violações de privacidade indesejáveis.

Além das novas preocupações do Google sobre o que os clientes pensam, sua abordagem negligente em relação à privacidade está cada vez mais entrando em conflito com as regulamentações de privacidade na Europa, e até mesmo os EUA têm vários processos antitruste em andamento contra a corporação. O Google expressou preocupação no ano passado sobre como os esforços para encerrar cookies de terceiros deixaram os sistemas vulneráveis ​​a violações piores de seus direitos, incluindo “ impressão digital ” – uma técnica que o gigante da tecnologia descreveu como “ uma solução alternativa invasiva para substituir cookies que pode realmente reduzir privacidade e controle. ”

O Google anunciou a morte iminente de cookies de terceiros para seu navegador Chrome no ano passado, deixando defensores da privacidade suspeitos se perguntando como a empresa planejava ganhar dinheiro com os dados dos usuários daqui para frente. Dada a tendência do Google de seguir sempre o menor denominador comum de privacidade , a megacorporação terá de fazer um trabalho sério para reconquistar a confiança de seus usuários.

Foto: Divulgação

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