Governo do Amazonas garante ações de cidadania à Atalaia do Norte, município com baixo IDH

Atalaia do Norte é atualmente o município que possui o 3º menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e precisa de atenção
Governo do Amazonas garante ações de cidadania à Atalaia do Norte, município com baixo IDH
Governo do Amazonas garante ações de cidadania à Atalaia do Norte, município com baixo IDH

O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, se reuniu com a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc, Mirtes Salles, e com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia e a deputada estadual licenciada Joana Darc (PL), para tratar da realização de ações sociais ao município que possui o 3º menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, com as representantes do secretariado do Estado do Amazonas. Foto: Tayara Wanderley (ASCOM)

A 1.138 quilômetros de distância de Manaus, Atalaia do Norte sofre há anos com o descaso do setor público, realidade que está prestes a mudar. Tendo conhecimento dos baixos índices relacionado ao desenvolvimento do município, a deputada Joana está articulando ações de assistência social para reverter este cenário.

A reunião com a Sejusc é o início de um novo momento para a cidade, que possui quase 21 mil habitantes, constituída em grande parte por indígenas. “Hoje, Atalaia do Norte funciona praticamente como um distrito de Benjamin Constant e Tabatinga, vamos mudar isso. Vou fazer o que estiver ao meu alcance para que o município comece a se desenvolver. Vamos iniciar realizando um levantamento das necessidades do município, e o mais breve possível, concretizar as demandas solicitadas”, apontou Joana.

De acordo com o prefeito Denis Paiva, a maior necessidade do momento é em relação à cheia do rio, que já afeta diretamente Atalaia do Norte. Mas há também demandas relacionada à pessoa com deficiência, ao combate ao tráfico de drogas e no tratamento de dependentes químicos. “Atalaia está sofrendo muito com a cheia deste ano e por estarmos muito afastados da capital, até a falta de internet nos atrapalha. Temos muito a fazer e estou muito grato pela deputada ter conseguido um tempo pra gente e por ser recebido pela Sejusc. Eu sonho grande e quero fazer de Atalaia do Norte um município modelo. Investindo tudo que recebe em prol dos seus moradores”, concluiu Paiva.

Já na próxima semana, a Secretaria irá enviar uma equipe para a avaliação técnica das reais necessidades da população atalaiense. Uma série de ações preliminares já estão sendo executadas, como a doação de colchões e kits de higiene para os afetados pela enchente, a aplicação de um formulário para o levantamento de pessoas que necessitam de cadeira de rodas e da Carteira da Pessoa com Deficiência, orientações jurídicas e sociais além atendimento psicológico gratuito. “Estamos cumprindo a determinação do governador Wilson Lima para olhar com atenção ao município de Atalaia do Norte”

Foto: Nailson Tenazor/ABr/CC)

Leia também: Amom chama Marcelo Serafim de ‘subordinado’ após tentativa de constranger transparência sobre vacinas

MATERIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap