[views count="1" print="0"]

Guedes é convocado por Comissão da Câmara para explicar offshore

Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi convocado para explicar as atividades de sua offshore nas Ilhas Virgens Britânicas
Guedes é convocado por Comissão da Câmara para explicar offshore
Guedes é convocado por Comissão da Câmara para explicar offshore

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar as atividades de sua offshore nas Ilhas Virgens Britânicas. A revelação foi feita depois da investigação internacional Pandora Papers.

Leia também: Augusto Aras pedirá mais informações a Guedes sobre offshore em paraíso fiscal

A comissão aprovou requerimentos elaborados pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) (íntegra – 135 KB) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Dizem que Guedes pode ter se beneficiado do cargo público para tornar seus investimentos em paraísos fiscais mais rentáveis.

Ainda não há data para o depoimento. Na próxima semana, o ministro estará fora do país, em Washington, nos Estados Unidos, para representar o Brasil na reunião anual do FMI (Fundo Monetário Internacional). O convocado tem 30 dias para marcar a data do depoimento e comparecer à Câmara.

“Considerando que o Sr. Paulo Guedes é o Ministro da Economia, o quadro se torna bastante grave, porque, sem a devida supervisão dos órgãos brasileiros, não podemos saber se ele se beneficiou financeiramente de algum dos atos praticados por ele ou por seus subordinados enquanto ministro de Estado”, diz o requerimento.

De acordo com o pedido, há, em tese, a possibilidade que Guedes tenha feito investimentos que se provaram rentáveis devido às informações que ele naturalmente possui como ministro de Estado.

“Ou, pior, que possa ter influído a política fiscal, monetária, creditícia ou cambial do país para tornar seus investimentos rentáveis”. Segundo o texto, estando tais investimentos em offshore, longe da fiscalização do banco Central, da CVM e de outros órgãos, “não há como saber”.

A Comissão aprovou o requerimento e decidiu convocar o ministro para esclarecer suas movimentações financeiras no exterior por meio de offshore em paraíso fiscal.

SENADO APROVA CONVITE

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado também votou convocação de Guedes e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Os requerimentos foram elaborados por Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jean Paul (PT-RN) e Paulo Rocha (PT-PA) (íntegra 124 KB).

No entanto, durante a votação, a convocação foi transformada em convite. Nesse caso, o ministro e o presidente do BC podem optar por não comparecerem à reunião, que foi marcada para 19 de outubro.

Com informações via Poder360

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário