Hemoam faz alerta sobre mensagem com descontos em corridas de ‘Uber’ e ‘99’

Uma mensagem sobre o assunto circula pelos grupos de WhatsApp. Confira:
Por thiago.eduardo
Publicado em 14/05/20 às 02h34

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) convoca doadores para auxiliar a instituição a manter o estoque de sangue fora do nível crítico. A redução de pelo menos 60% no comparecimento de doadores é a maior causa da atual baixa no estoque.

Mesmo com a redução das atividades nas ruas, a demanda por componentes sanguíneos permanece igual. Só no mês de abril, o Hemoam distribuiu 5.356 hemocomponentes (plaqueta, hemácia, plasma e crioprecipitado). Esse material atendeu 27 unidades de saúde na capital e mais de 43 cidades do interior.

A queda cada dia mais acentuada nas doações preocupa a instituição, que já precisa manter o estoque em alta para poder atender cirurgias eletivas e as demandas de urgência e emergência.

“Nosso estoque nunca esteve tão baixo. Precisamos que as pessoas com boa saúde e disposição para fazer uma doação compareçam à Fundação Hemoam. Muitas vidas dependem desse ato de solidariedade”, informa a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga.

Parceria encerrada

O Hemoam aproveitou para informar por meio de nota, que as parcerias com as empresas de transporte de aplicativo “Uber” e “99” foram encerradas. A parceria oferecia descontos de até R$ 30 no preço das viagens direcionadas ao Hemoam através de um código. A parceria com a Uber foi até o dia 28 de abril, já com a 99 a parceria foi encerrada no dia 9 de maio. O órgão afirmou que está em novas negociações com estas empresas.

Confira:

Agendamento de horário

Para evitar filas e aglomerações, os doadores podem agendar um horário diretamente com o Hemoam por meio site www.hemoam.am.gov.br na aba “agende sua doação”, ou pelos telefones (92) 3655 0270 ou 0271, e também pelo whatsapp (92) 98421 4184. Lembrando que o agendamento só é possível a partir da segunda doação. Para a primeira vez, o cadastro pode ser feito na hora.

Requisitos para doar

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter dormido bem na noite anterior à doação, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto. Os candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. Para doar pela primeira vez é necessário ter até 60 anos.

Não podem doar: gestantes, mulheres amamentando bebês com menos de um ano, pessoas que fizeram tatuagem / piercing nos últimos 12 meses, pessoas que têm diabetes, câncer, doença de chagas, doenças auto-imune, hanseníase, HIV, hipertireoidismo, hepatite após os 11 anos de idade.

0 Shares

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link