Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

7 de agosto, 2022

Hepatite misteriosa em crianças se alastra por ao menos 12 países

A origem dessa grave inflamação do fígado continua a ser desconhecida
(Foto: Agência Brasil)

Os casos de hepatite aguda em crianças, detectados em pelo menos doze países, sobretudo europeus, geram perguntas e também medo de uma nova epidemia. No entanto, a origem dessa grave inflamação do fígado continua a ser desconhecida. 

Tudo começou no Reino Unido, que conta com o maior número de casos (114). Em seguida, foram revelados casos na Espanha (13), Dinamarca (6), Irlanda (menos de 5), Holanda (4), Itália (4), França (2), Noruega (2), Romênia (1) e Bélgica (1), segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Fora da Europa, Israel (12 casos) e Estados Unidos (ao menos 9) se juntam à lista. 

As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos, mas a maioria é menor de 10 anos e muitas são menores de 5 anos. Nenhuma tinha outra doença. Houve uma morte. 

“As investigações prosseguem nos países onde há casos. Até agora, a causa atual da hepatite é desconhecida”, disse o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e de Controle de Enfermidades).

Ministério da Saúde já alertou todos os estados brasileiros sobre o avanço dessa hepatite. O monitoramento está sendo feito pelo CIEVS/URR (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/Unidade de Resposta Rápida) estadual.

MATERIAS RELACIONADAS