[views count="1" print="0"]

Hidroxicloroquina: Ministério da Saúde desafia Justiça e pede compra do medicamento

O Ministério da Saúde abriu um chamamento público convocando empresas com interesse em fornecer vários medicamentos, incluindo a hidroxicloroquina
Hidroxicloroquina: Ministério da Saúde desafia Justiça e pede compra do medicamento
Hidroxicloroquina: Ministério da Saúde desafia Justiça e pede compra do medicamento

O Ministério da Saúde abriu um chamamento público em 17 de fevereiro, convocando empresas com interesse em fornecer vários medicamentos, incluindo a hidroxicloroquina. O documento é assinado por Marcelo Batista Costa, coordenador geral de Aquisições de Insumos Estratégicos para Saúde Substituto.

O uso da Hidroxicloroquina, medicamento para malária no tratamento e prevenção da covid-19 é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e por parte da ala da comunidade científica, apesar de não ser unânime. Em transmissão ao vivo em 14 de janeiro, ele afirmou que o remédio não tem efeitos colaterais e que 200 pessoas que moram no prédio dele se trataram com cloroquina e ivermectina não foram para o hospital.

Ao ser diagnosticado com covid-19 em julho do ano passado, ele afirmou ter sido tratado com cloroquina. À época, o estoque era de 4 milhões de comprimidos.

Além de não haver qualquer comprovação científica benéfica do efeito do medicamento no tratamento e prevenção da covid-19, a cloroquina e a hidroxicloroquina têm, sim, efeitos colaterais, que variam de acordo com o organismo de cada pessoa.

Estoque do remédio

No fim de novembro de 2019, o Ministério da Saúde distribuiu toda a cloroquina disponível aos estados e prefeituras. Até o novembro, a pasta adquiriu e distribuiu todos os 5,8 milhões de comprimidos de cloroquina obtidos. O Ministério justificou que isso foi feito por causa dos pedidos feitos por prefeituras e governos estaduais.

“O Ministério da Saúde adquire apenas a cloroquina e não possui estoque, uma vez que o medicamento foi distribuído de acordo com pedidos e planejamento prévio dos estados”, informou ao UOL à época.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para mais esclarecimentos sobre o edital, mas ainda não teve resposta.

Com informações via UOL
Foto: Divulgação

Leia também: Copa Verde: Troféu vivo e carbono zero evidenciam a vertente sustentável

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário