sexta-feira,

26 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Higiene íntima adequada pode evitar câncer peniano

Má higiene está entre as principais causas da doença.
Especial Publicitário
Foto: Reprodução/Unsplash

Manaus (AM) – Apesar de parecer comum, alguns hábitos de higiene íntima acabam sendo realizados de forma incorreta por muitos homens, e isso pode acabar gerando doenças, entre elas, o câncer de pênis.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 500 homens acabam tendo o órgão genital amputado anualmente, em decorrência do câncer de pênis, e a má higiene esta entre as principais causas desse tipo de câncer.

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, alerta o especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia, urologista Ubirajara Barroso Jr.

Leia também: Redes sociais impactam a autoestima de jovens e adolescentes

O câncer de pênis representa 2% de todos os cânceres em homens, e nesse quesito, o Brasil é um dos locais com maiores números de casos. Listamos 8 questões que auxiliam no conhecimento da prevenção a doença, confira:

1. Quantas vezes deve-se lavar o pênis ao dia? Como lavar?

Devemos lavar as partes íntimas todos os dias, e apesar de parecer algo óbvio, muitos homens não sabem da importância da higiene pessoal e o motivo disso, segundo urologistas é a falta de informação desde a infância. Os médicos ainda explicam que a lavagem é simples e deve ser feita com água e sabão, na hora do banho mesmo. Para limpar o pênis, o homem precisa afastar o prepúcio e expor a cabeça do órgão, conhecida como glande.

Segundo os médicos, os pais precisam conversar com os filhos e orientar sobre a forma correta de cuidar do pênis.

“Assim como ocorre com as mulheres, o jovem precisa visitar o urologista uma vez ao ano. Esse seria o ideal em termos de saúde pública, de educação.” Disse Rafael Neri, urologista especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgia robótica.

2. O que é o prepúcio?

O prepúcio é a “capinha” que reveste o pênis. Ele tem a função inicial de proteger a glande, já que ela não está preparada. Quase todas as crianças quando nascem têm o prepúcio completamente aderido à cabeça do órgão. À medida que cresce, a pele vai amadurecendo e vai descolando. Esse descolamento vem junto com a abertura do prepúcio, permitindo a exposição da glande.

3. Por que é importante deixar a área sempre seca?

Assim como a região íntima feminina, a masculina é muito sensível ao crescimento de fungos. Se você deixa a área úmida, automaticamente cria uma predisposição ao crescimento fúngico, o que pode gerar uma reação inflamatória, causando coceiras.

4. Após o xixi, basta balançar o pênis?

Os especialistas explicam que o homem precisa esperar sair a última gota, para que ela não fique “presa” no prepúcio.

“Tem homem que tem o jato urinário muito forte e a última gota sai segundos depois de acabar a urina. Mas também tem outros que demoram mais. Não tem como acelerar essa última gota, precisa esperar”, diz Ubirajara Barroso.

5. E na hora do sexo? A limpeza vem antes ou depois?

Antes e depois. Isso também vale para a masturbação.

“É muito importante higienizar o pênis após a penetração, para tirar o resto de substâncias que ficam no preservativo, resto de secreções vaginais, bactérias do ânus que não eram para estar colonizando a região do pênis. Isso vale também para a masturbação, já que também ficam resíduos, sujeira da mão, do sêmen”, informa Neri, que também é membro da SBU.

Leia também: Pandemia da Covid-19 aumenta fatores de risco para diabetes em crianças e adolescentes, aponta estudo americano

6. Urina no sangue é normal?

Não! Sangue na urina significa que existe algum problema. Por isso, a primeira indicação é que o homem procure um médico. Sintomas de dor, ardência para urinar podem indicar uma infecção urinária, pedra na bexiga, cálculo renal e até tumores.

7. Câncer de pênis: o que é e quais cuidados tomar?

O câncer de pênis não é tão comum, mas existe. E ele pode ser mutilante e letal.

“Segundo a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), o Brasil carrega uma marca muito triste, fomos o pior país com maior número de casos de câncer de pênis no mundo proporcional por habitante. Isso basicamente concentrado em Norte-Nordeste. Carregamos essa bandeira triste, nada louvável. É um câncer mais agressivo e quando os homens procuram ajuda, já está avançado. É um câncer evitável, água e sabão já ajudam”, diz Neri.

8. Quais os sinais de alerta que o homem deve ficar de olho?

Veja alguns sinais de alerta:

  • Se a pele do pênis tiver alguma alteração de cor ou ficar mais espessa
  • Feridas
  • Nódulos
  • Vermelhidão
  • Úlceras
  • Verrugas
  • Coceira
  • Sangue na urina
  • Ardência e pontinhos brancos na cueca

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata