[views count="1" print="0"]

Idosos podem ter hospital de referência no Amazonas

A ideia é atender de forma mais específica esse público que vem crescendo no Amazonas
Idosos
Idosos

A ideia da criação de um hospital de referência para atendimento aos idosos e de um ambulatório para atendimento exclusivo a esse segmento, no Amazonas, foi proposta nesta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo vereador Gilmar Nascimento (PSD).

De acordo com o parlamentar que também é membro titular da Comissão de Saúde da Casa Legislativa (Comsau/CMM), o Amazonas oferece apenas um profissional da área de geriatria para cada 75 mil idosos e por isso resolveu indicar ao Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus a criação de um hospital para atender esse grupo em específico. “Que sejamos um bom exemplo de crescimento, humanização e respeito à dignidade humana”, disse.

Dados gerais

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de idosos aumentou entre os anos de 2012 a 2017 e manteve a tendência de envelhecimento no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, em 2012 a população idosa (60 anos ou mais) era de 25,4 milhões. Já em 2017, o número chegou a 30,2 milhões.

O crescimento registrado no período foi de 18%, sendo as mulheres a maioria, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).

Amazonas

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2060, o Amazonas terá 97 idosos para cada 100 crianças.

Com informações da Assessoria

Leia mais: Inclusão: pessoas surdas podem ser beneficiadas com atendimento em Libras

Inclusão

As pessoas surdas em Manaus poderão contar com atendimento especializado em agências bancárias e empresas prestadoras de serviços, com a presença de um funcionário capacitado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isso é que prevê o Projeto de Lei n. 120/2019.

Aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) , nesta terça-feira (15) o PL segue para sanção do prefeito Arthur Neto. Ficará a cargo da Prefeitura de Manaus a implementação e a fiscalização se haverá o cumprimento do que estabelece o projeto.

O autor da propositura, vereador André Luiz (PL), comemorou a aprovação. “Sempre defendemos a inclusão delas na sociedade e sabemos que é notória a precariedade da prestação desse público, tanto em agências bancárias, como nas empresas prestadoras de serviços. Agora, avançamos com a aprovação em plenário. Não podemos deixar que a comunidade surda continuasse padecendo em Manaus”, avalia.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário