terça-feira, 16 de agosto de 2022

Imagens mostram eclipse solar parcial neste sábado (30); VEJA

Lua e Sol não ficaram perfeitamente alinhados, então o astro luminoso assumiu uma aparência de ter sido 'mordido'
Fotos do eclipse solar parcial em 30 de abril de 2022 Foto: Instagram @manuelherreramunoz /Reprodução

Usuários de redes sociais postam seus registros do eclipse solar que ocorreu parcialmente neste sábado, dia 30, marcando o primeiro fenômeno deste tipo em 2022. A visão privilegiada pôde ser observada em áreas da América do Sul, principalmente na Argentina e no Chile, mas também em parte da Antártica e algumas localidades no Oceano Pacífico, pouco antes ou durante o pôr do sol.

A Nasa explica que o eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra e, por lançar uma sombra no planeta, bloqueia a luz da estrela de forma total ou parcial. Outras regiões que puderam registrar o fenômeno foram uma parte do Uruguai, Oeste do Paraguai, Sudoeste da Bolívia, Sudeste do Peru, uma pequena parcela do Rio Grande do Sul, no Brasil, e as Ilhas Malvinas.

O caso deste sábado foi um eclipse parcial porque a Lua e o Sol não ficaram perfeitamente alinhados, então o satélite natural não cobriu completamente o astro luminoso. Por isso, o Sol assumiu uma aparência de ter sido “mordido”.

A Nasa mencionou algumas medidas de segurança para observar o eclipse, ressaltando que “nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem um filtro solar seguro, mesmo que o Sol esteja parcialmente ou na maior parte obscurecido”.

“Ao assistir a um eclipse solar parcial, você deve usar óculos de visão solar ou de eclipse durante todo o eclipse se quiser enfrentar o Sol. Óculos de visão solar ou eclipses NÃO são óculos de sol comuns; óculos de sol regulares não são seguros para ver o sol”, afirmou a agência espacial americana.

Em caso de ausência de ócuros especiais, um método alternativo é o projetor conhecido como “pinhole”, que não deve ser usado para olhar diretamente para o Sol, “mas sim para projetar a luz do sol em uma superfície”, acrescentou a Nasa.

*Com informações de O Globo

LEIA TAMBÉM: Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana; Saiba como observar

Acompanhe as redes sociais do Portal Tucumã

Tags:
Compartilhar Post:
Veja Também