[views count="1" print="0"]

Indigenista foi ameaçado por suspeito um dia antes de desaparecer no AM, diz amigo

A testemunha ainda deverá prestar depoimento à equipe de investigação

Um amigo de Bruno Pereira, que preferiu não se identificar, afirmou nessa sexta-feira (10), em entrevista para a Rede Amazônica, que o indigenista foi ameaçado por Amarildo da Costa de Oliveira um dia antes de desaparecer com o jornalista inglês Dom Phillips, no domingo (5).

Eles foram vistos pela última vez após realizarem uma visita a uma comunidade próxima à Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Em entrevista à Rede Amazônia, o amigo de Bruno relatou que as ameaças ocorreram por volta das 6h30 da manhã de sábado (3), quando uma equipe de monitoramento, na qual Bruno estava integrando, abordou Amarildo e outros dois homens, próximo a uma área indígena.

“Os dois [que acompanhavam Amarildo] levantam a arma para cima, não apontando, mas sim mostrando a arma, dizendo que ali eles estavam presente, tentando nos intimidar. O ‘Pelado’ estava com uma cartucheira em sua cintura, com praticamente 30 cartuchos de calibre 16. Nesse momento, o Bruno levanta e dá um bom dia”, relata.

Bruno chegou a tirar foto dos três, mas o material também está desaparecido. A testemunha ainda conta que, em janeiro, “Pelado” teria atirado contra eles.

“A gente vinha subindo a margem do rio, e infelizmente, na hora que a íamos passando o Bruno pediu para bater umas fotos e foi bater foto da região. Parece que ele [o Amarildo] não gostou mesmo. Aí nós viramos de costas, e escutamos um tiro. Eu falei ‘Bruno, é tiro’. E ele respondeu ‘é, manda ele atirar de novo'”, comentou.

A testemunha ainda deverá prestar depoimento à equipe de investigação.

Prisão

Após a prisão de Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido pelo apelido de Pelado, um dos suspeitos de envolvimento no sumiço do indigenista e do jornalista inglês, os policiais militares afirmaram que a lancha de Pelado foi vista perseguindo o barco dos desaparecidos. As informações foram dadas ao site O Globo, nesta quarta-feira (8).

Segundo PM, o barco foi visto perseguindo o indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips logo depois que eles deixaram a comunidade de São Rafael, em Atalaia do Norte. Pelado foi preso e trazido para a cidade na própria lancha na terça-feira (7).

Com informações do G1 Amazonas

Leia mais: Lancha de suspeito preso perseguiu barco de indigenista e de jornalista inglês, diz polícia

Siga o Portal Tucumã nas redes sociais

IG: https://www.instagram.com/portaltucuma/
FB: https://web.facebook.com/Portaltucuma
Twitter: https://twitter.com/PortalTucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário