[views count="1" print="0"]

Instagram apresenta instabilidade pela segunda vez nesta semana

Usuários relataram dificuldade de acessar o aplicativo na tarde desta sexta (8). No início da semana, 'apagão' tirou do ar também o WhatsApp e o Facebook

O Instagram apresentou instabilidade durante a tarde desta sexta-feira (8), 4 dias após a pane global que deixou a rede social e também o WhatsApp e o Facebook fora do ar por cerca de 6 horas. Todos os serviços pertencem ao Facebook.

Usuários no Brasil e em outros países relataram dificuldade de acessar o Instagram por volta das 15h30. As queixas diminuíram por volta das 17h. O Facebook informou que a situação foi normalizada.

“Nossas sinceras desculpas a todos que não conseguiram acessar nossos produtos nas últimas horas. A questão está resolvida e tudo já voltou a funcionar normalmente”, disse a empresa.

Houve dois picos de reclamações de usuários no Brasil no site DownDetector, que reúne relatos de falhas em aplicativos, em um intervalo de meia hora. O primeiro registrou quase 2 mil queixas. O segundo, pouco mais de mil.

Nos Estados Unidos, a ferramenta registrou mais de 26 mil reclamações sobre o funcionamento do Instagram por volta das 15h40. Os relatos de instabilidade nos EUA também envolveram o Facebook e o Messenger.

O que disse o Instagram
O Instagram usou seu perfil no Twitter para confirmar que alguns usuários estavam com problemas para usar o serviço.

O Facebook também reconheceu que alguns usuários estavam com dificuldades para acessar os seus serviços e pediu desculpas pelo inconveniente. As publicações foram feitas cerca de 1 hora após os primeiros relatos de usuários.

Apagão de 6 horas
Na terça-feira (5), o Facebook informou que o “apagão” de seus serviços um dia antes teve como ponto central os chamados roteadores de backbone.

A tradução do termo em inglês “backbone” (espinha dorsal) pode ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões. No caso do Facebook, há servidores espalhados ao redor do mundo que são gerenciados por esse backbone.

A empresa disse que, durante uma manutenção de rotina, suas ferramentas não interromperam um comando errado. Isso deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário