O Instagram apresentou instabilidade durante a tarde desta sexta-feira (8), 4 dias após a pane global que deixou a rede social e também o WhatsApp e o Facebook fora do ar por cerca de 6 horas. Todos os serviços pertencem ao Facebook.
Usuários no Brasil e em outros países relataram dificuldade de acessar o Instagram por volta das 15h30. As queixas diminuíram por volta das 17h. O Facebook informou que a situação foi normalizada.
“Nossas sinceras desculpas a todos que não conseguiram acessar nossos produtos nas últimas horas. A questão está resolvida e tudo já voltou a funcionar normalmente”, disse a empresa.
Houve dois picos de reclamações de usuários no Brasil no site DownDetector, que reúne relatos de falhas em aplicativos, em um intervalo de meia hora. O primeiro registrou quase 2 mil queixas. O segundo, pouco mais de mil.
Nos Estados Unidos, a ferramenta registrou mais de 26 mil reclamações sobre o funcionamento do Instagram por volta das 15h40. Os relatos de instabilidade nos EUA também envolveram o Facebook e o Messenger.
O que disse o Instagram
O Instagram usou seu perfil no Twitter para confirmar que alguns usuários estavam com problemas para usar o serviço.
O Facebook também reconheceu que alguns usuários estavam com dificuldades para acessar os seus serviços e pediu desculpas pelo inconveniente. As publicações foram feitas cerca de 1 hora após os primeiros relatos de usuários.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 8, 2021
Apagão de 6 horas
Na terça-feira (5), o Facebook informou que o “apagão” de seus serviços um dia antes teve como ponto central os chamados roteadores de backbone.
A tradução do termo em inglês “backbone” (espinha dorsal) pode ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões. No caso do Facebook, há servidores espalhados ao redor do mundo que são gerenciados por esse backbone.
A empresa disse que, durante uma manutenção de rotina, suas ferramentas não interromperam um comando errado. Isso deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.