sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
M

Publicidade

Instagram oculta imagem com photoshop e a classifica como ‘fake news’

Agora, a rede social oculta fotos editadas por photoshop, sinalizando-as como "informações falsas".
Publicado em 15/01/20 às 12h35
Por raphaelsampaio

(Imagem: Reprodução)

O Instagram anunciou, recentemente, um recurso que sinaliza fotos falsas. O objetivo principal é remover informações erradas e fake news. No entanto, a atualização parece não funcionar corretamente. Agora, a rede social oculta fotos editadas por photoshop, sinalizando-as como “informações falsas”. A situação pode desfavorecer usuários que utilizam a plataforma para divulgar obras digitais ou até mesmo fotos com muita edição.

Um fotógrafo de San Francisco, Toby Harriman, se deparou com a falha enquanto rolava seu feed principal e viu uma imagem oculta sinalizada como “informação falsa”. Quando ele clicou para revelar o conteúdo, era apenas uma arte digital de um homem parado em cima de várias montanhas com cores variadas, publicado pela Mix Society.

A única “vantagem” da nova função é o poder de escolha para revelar fotos sinalizadas. No entanto, essas imagens de “informações falsas” são removidas das páginas Explorar e Hashtag, e são sinalizadas automaticamente em postagens futuras. O Instagram escreveu sobre isso quando o recurso foi anunciado.

O fato curioso é que algumas outras fotos desta mesma conta podem ser visualizadas, mesmo com edições do photoshop. A única diferença notável é que outras imagens têm a hashtag #conceptart ou crédito claro o artista. A foto da “montanha do arco-íris” é a única que não tem créditos ou afirmação de que é arte digital.

Via: DiyPhotography

Matérias Relacionadas