[views count="1" print="0"]

Investigadores acreditam que Telegram será bloqueado no Brasil

O app de mensagens também está na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Polícia Federal

Por não responder tentativas de contato de autoridades brasileiras, investigadores não veem alternativa senão o bloquear do Telegram no Brasil, informou o jornal Folha de São Paulo nessa segunda (24). O aplicativo é alvo do Poder Judiciário brasileiro por não colaborar com o combate às fake news e desinformação neste ano eleitoral.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) tentaram contato com a sede do Telegram, em Dubai, mas não obtiveram sucesso. O app de mensagens também está na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Polícia Federal.

“Nesse cenário, as opções seriam: aceitar o crescimento desenfreado de uma plataforma que não atende aos contatos do Judiciário brasileiro ou bloquear o Telegram até que a empresa passe a dialogar”, explica a reportagem. Sem movimento por parte dos parlamentares ou integrantes do Poder Executivo, poderia restar a juízes a decisão de manter o app ativo ou não no país.

Em preparação para as eleições, o TSE busca estabelecer contato com o Telegram para colaborar na implementação de ferramentas contra a difusão de notícias falsas, cuja circulação pode interferir no resultado nas urnas no fim deste ano.

Grandes companhias e plataformas, tais como WhatsApp e Google, implementam mecanismos para minimizar o compartilhamento de notícias falsas há anos. No mensageiro de Mark Zuckerberg, por exemplo, há limitações para o encaminhamento de mensagens e avisos de quando uma notícia, imagem ou texto foram compartilhados muitas vezes, sinalizando comportamento suspeito.

Não é sobre ver conversas
Ao estabelecer contato com o Telegram, o TSE não tenta ver as conversas que circulam no mensageiro e violar a privacidade de usuários. Na verdade, a comunicação serviria para entender como as ferramentas de moderação da plataforma funcionam, dizem os procuradores à Folha de São Paulo.

O silêncio, porém, não é só com o Brasil. Outros países, como a Alemanha, também questionam a omissão do mensageiro, e cogitam suspender a ferramenta para combater o extremismo na internet.

Telegram vai ser bloqueado?
Apesar do parecer de investigadores envolvidos nas apurações, o bloqueio do Telegram no Brasil não foi confirmado e não há previsão para a tomada de decisão.

Fato é que, se o Instagram for bloqueado no país, boa parte da rotina do brasileiro seria impactada. O mensageiro é um dos mais populares do país, já instalado em mais da metade dos celulares em funcionamento.

Suspender a atividade do aplicativo por aqui significa interromper o funcionamento de negócios de delivery, grupos inteiros de conversas entre amigos, familiares e colegas de trabalho, tirar brasileiros de comunidades internacionais montadas no Telegram e, lógico, não ter acesso às principais novidades do app.

Com informações da Folha de São Paulo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário