Jair Bolsonaro afirma que por ele ‘não teria Carnaval’

Um possível veto ao Carnaval no Brasil não dependeria apenas da vontade do presidente
Jair Bolsonaro criticou governadores e prefeitos em relação à festividade em fevereiro de 2020, no começo da pandemia (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
Jair Bolsonaro criticou governadores e prefeitos em relação à festividade em fevereiro de 2020, no começo da pandemia (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (25) que, por ele, não haveria Carnaval no Brasil em 2022. A declaração foi durante entrevista à Rádio Sociedade da Bahia. Bolsonaro disse ainda que não tem poder de decisão sobre o tema, citando a decisão do (STF) que definiu como concorrentes as competências de União, estados e municípios sobre a pandemia do novo coronavírus.

O presidente também usou o tema para criticar governadores e prefeitos em relação à festividade em fevereiro de 2020, no começo da pandemia.

Um possível veto ao Carnaval no Brasil não dependeria apenas da vontade de Bolsonaro. Porém, é falso que o presidente não possa legalmente adotar restrições, que estariam sujeitas a questionamentos na Justiça caso não seguissem alguns princípios como o da proporcionalidade.

“Por mim não teria Carnaval, mas tem um detalhe, quem decide não sou eu… Segundo o STF, quem decide são governadores e prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polemica”, disse Bolsonaro.

Quarta onda na Europa

Sobre a retomada do alastramento do coronavírus por países da Europa e o aumento da contaminação —especialistas afirmam que o continente pode viver uma “quarta onda”—, Bolsonaro disse que, “infelizmente”, “morre gente no mundo todo” e afirmou acreditar que “outra onda, sim está vindo”.

“Outra onda, sim, está vindo. Eu não sei se é outra cepa de vírus. Ou se acabou a validade das vacinas tomadas por lá, os problemas estão aí. É uma realidade que temos que enfrentar, não adianta a gente esconder e nem culpar ninguém por essa tragédia que está acontecendo no mundo todo.”

MATERIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap