Janela partidária termina nesta sexta-feira (3)

A abertura da janela permite que os candidatos concorram nas eleições majoritária ou proporcional sem perder o cargo.
Por Edilânea Souza
Publicado em 31/03/20 às 02h27
Janela partidária

Encerra nesta sexta-feira (3), às 23h59min, o prazo para candidatos que já exercem mandatos políticos trocarem de partido, por meio da janela partidária. A abertura da janela permite que os candidatos concorram nas eleições majoritária ou proporcional sem perder o cargo.

O acesso para fazer a transferência de sigla partidária é feita de forma remota, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), pelo link http://www.tre-am.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/filiacao-partidaria .

Outros prazos

Já o dia 4 de abril é o prazo final para todos que desejam concorrer a um cargo eletivo estarem filiados a um partido devidamente registrado no TSE. A data marca seis meses antes do pleito, que acontecerá em outubro.

As convenções partidárias de cada sigla, devem ser realizadas entre o dia 20 de julho até 5 de agosto, data oficial do TSE para à deliberação sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Já as eleições municipais para eleger prefeitos e vereadores em todo o Brasil estão marcardas para acontecer em 4 de outubro, para o primeiro turno, e dia 25 de outubro nas cidades que terão segundo turno.

Eleições prorrogadas

Mesmo com um grande apelo nacional para a prorrogação das eleições municipais de 2020, a ministra do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), Rosa Weber se pronunciou na semana passada que ainda é “muito precoce” falar de alterações no prazo das eleições.

“Estamos atravessando um momento de extrema gravidade e de grande delicadeza em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Estou atenta à preservação da saúde não só de ministros, magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, como também do eleitorado e da sociedade brasileira como um todo”, disse Rosa.

MATÉRIAS RELACIONADAS