[views count="1" print="0"]

Juruti, no Pará, decreta lockdown para combater Covid-19

A decisão foi assinada pelo prefeito de Juruti, Manoel Henrique Gomes (PT). Recentemente ele esteve em Manaus para tratamento contra a doença.
juruti lockdown covid-19

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Juruti, no Oeste do Pará, a 450 quilômetros de Manaus, decretou lockdown (bloqueio total) no município. O prefeito Manoel Henrique Gomes (PT) assinou a decisão na última quarta-feira (18).

Segundo ele, a medida visa conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na cidade paraense, o projeto foi aprovado pelo Comitê Municipal de Crise.

O lockdown será válido a partir do próximo domingo (21), com prazo até o dia 29 de junho, tendo chance de prorrogação. A Prefeitura de Juruti informou que os serviços essenciais serão mantidos, porém, com restrições.

Joquibede Mota, secretária de saúde de Juruti, falou que o lockdown deve olhar diretamente para os idosos do município.

“Precisamos parar até por respeito pela população mais idosa, que é a mais acometida. Pedimos que as pessoas sigam as recomendações de saúde. É preciso quebrar a corrente de contaminação em Juruti”, disse.

Tratamento em Manaus

Recentemente o prefeito Manoel Henrique Gomes esteve em Manaus para continuar o tratamento a Covid-19 após ser diagnosticado com a doença. Ele esteve no Hospital Samel e recebeu alta no dia 27 de maio após ser submetido ao tratamento com ventilação não invasiva, da Cápsula Vanessa.

Manoel foi diagnosticado com o vírus no dia 13 de maio depois que apresentou os sintomas da doença.

TCE/PA diz que prefeito de Juruti continua na lista dos ficha suja
Foto: Divulgação

Ele chegou a ficar a internado no hospital de Juruti e aguardava ser transferido para Santarém, mas devido à falta de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) na cidade paraense, ele seguiu para o Hospital Jofre Cohen, em Parintins a 369 quilômetros de Manaus.

A direção da unidade hospital informou que Manoel apresentou complicações para Manaus pelo avião UTI da Samel.

Doação

O diretor-presidente da Samel, Luiz Alberto Nicolau, fez a doação de 20 cápsulas Vanessa para o hospital de Juruti. Ele falou que o grupo estará de braços para quem solicitar ajuda.

“É o que a gente fala todas as vezes, a quem nos pedir ajuda, nós estamos aqui de braços abertos para receber. Não só o Pará, não só o Amazonas, como qualquer um. Ele (Manoel) não está preocupado apenas com a sua saúde, mas também com a saúde de sua população”, reitera.

Dados

Até o momento, o Pará soma 76.623 casos confirmados por Covid-19, 6.878 casos descartados, 63.944 pacientes recuperados e 4.395 óbitos causados pela doença.

Juruti soma 456 casos confirmados, 48 óbitos, 182 casos descartados e 16 pacientes internados.

Por João Paulo Castro

Leia também: Mais de 600 pessoas já foram recuperadas da Covid-19 no hospital de campanha da Prefeitura de Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário