[views count="1" print="0"]

Justiça inocenta Lula de acusações de corrupção em mais uma vitória legal

Em 2017, Lula foi acusado de ter concedido favores políticos a montadoras em troca de doações de 6 milhões de reais para campanhas do PT
Justiça inocenta Lula de acusações de corrupção em mais uma vitória legal
Justiça inocenta Lula de acusações de corrupção em mais uma vitória legal

O ex-presidente esquerdista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, obteve uma nova vitória legal na segunda-feira (21) depois que um tribunal federal o absolveu de acusações de corrupção passiva relacionadas a supostos favores políticos, alegando falta de provas.

Em 2017, Lula foi acusado de ter concedido favores políticos a montadoras em troca de doações de 6 milhões de reais (cerca de US $ 1,2 milhão) para a campanha de seu Partido dos Trabalhadores (PT). As acusações contra o ex-presidente e outras autoridades foram feitas após a ‘Operação Zelote’, lançada pela polícia para investigar supostas fraudes e subornos no setor.

Mas na segunda-feira, o desembargador federal Frederico Viana julgou que o processo contra o ex-presidente “carece de elementos” que possam fundamentar qualquer condenação contra ele e os demais réus.

“É prudente e razoável pronunciar a absolvição” do ex-presidente, de seu ex-chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e de cinco outros funcionários e empresários, disse o juiz.

Durante seu depoimento no ano passado, Lula negou as acusações, afirmando que nunca fez nenhum favor às montadoras.

Em março, o tribunal anulou todas as sentenças proferidas ao veterano político de 75 anos sob a ‘Operação Lava Jato’ (‘Lava Jato’) – uma grande investigação anti-suborno em que três ex-presidentes e vários funcionários foram indiciados.

A decisão deu a Lula o direito de concorrer à presidência novamente em 2022. Ele ainda não anunciou planos de entrar na disputa, mas pesquisas recentes o colocam à frente do atual líder do Brasil, Jair Bolsonaro, por 41% a 23% no primeiro turno.

Leia também: ‘Só na fraude o ‘nove dedos’ volta’, diz Bolsonaro sobre Lula nas Eleições

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário