Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Klara Castanho inspira projeto de lei que pune quebra de sigilo em doação

A atriz de 21 anos teve a história pessoal vazada e colocou em evidência a entrega legal de recém-nascido para adoção
Especial Publicitário
Atriz Klara Castanho. Foto: Reprodução/Instagram @klarafgcastanho

País – A repercussão do caso da atriz Klara Castanho, de 21 anos, vítima de estupro que teve o sigilo violado após dar à uma criança e entregá-la para adoção, inspirou um projeto de lei estadual em São Paulo.

Na última segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada estadual Erica Malunguinho (Psol-SP) protocolou o projeto que visa garantir o sigilo dos dados de mulheres cis e homens trans que ao engravidarem optem por entregar a tutela do bebê para terceiros.

LEIA TAMBÉM: Adoção legal: lei garante entrega voluntária do bebê mesmo quando não há estupro

Segundo a deputada, em publicação do twitter, embora o sigilo seja garantido por lei, não há responsabilização administrativa estipulada em caso da sua eventual quebra.

O projeto além de assegurar o direito à privacidade, também dispõe sobre a responsabilização administrativa em caso de eventual divulgação de informações acerca do nascimento e do processo de entrega voluntária para adoção por pessoas gestantes no Estado de São Paulo.

“A pessoa gestante que optar por fazer a entrega direta do bebê para adoção deverá ser tratada com cordialidade pelos profissionais que lhe atenderem, sem que sua decisão seja confrontada a qualquer tempo”, exige um dos artigos do projeto.

LEIA TAMBÉM: Coren-SP e hospital vão investigar vazamento de informações de Klara Castanho

Em caso de descumprimento da lei, se aprovada, pode gerar multas entre R$ 16 mil e R$ 48 mil, além da suspensão da licença estadual para funcionamento por 30 dias e cassação da licença estadual para funcionamento, em caso de quinta infração, dependendo da reincidência.

Erica Malunguinho pretende ainda que o projeto de lei, que deve ser batizado com o nome da atriz, seja apresentado em outros estados do Brasil.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário