[views count="1" print="0"]

Mais de 27 toneladas de lixo são retirados dos igarapés em Manaus

O lixo retirado, é na maioria da vezes, descartado pelos próprios moradores que rejeitam desde garrafas pets, utensílios descartáveis e resíduos domésticos diretamente nas águas
Fotos e vídeo: Jhonathan Barros/Portal Tucumã

Mais de 27 toneladas de lixo são retirados, nesta sexta-feira (04), dos igarapés em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) este serviço é realizado diariamente. Para a limpeza desses locais o valor gasto mensalmente é de R$ 1,2 milhões.

O trabalho da Semulsp vai percorrer cerca de 60 quilômetros de orla. A Manaus Moderna, Panair, Igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Cean, praia da Lua, e ainda regiões rurais,como comunidade do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima fazemm parte dos locais que terão a realização de limpeza.

O lixo retirado, é na maioria da vezes, descartado pelos próprios moradores que descartam desde garrafas pets, utensílios descartáveis e resíduos domésticos. Alguns destes produtos poderiam ser reutilizado para o serviço de reciclagem, como no caso das garrafas pets que são amplamente utlizadas em confeccção de vassouras e bolsas, por artesãos amazonenses.

Já foram retirados até esta sexta-feira cerca de 1 tonelada de lixo dos igarapés em Manaus, que devido a cheia dos rios aumentaram ainda mais, já que sacos inteiros de lixo podem ser flagrados flutuando no igarapés.

Para a realização da limpeza desses pontos estão sendo utilizados diversos maquinários, redes de coletas, balsas, empurradores, além de botes. Muitos servidores também estão atuando na coleta manual em áreas onde as máquinas não conseguem chegar.

Ressaltamos que além da limpeza diária, a pasta, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) realiza campanhas e ações de conscientização entre a população dessas comunidades, por meio de redes sociais e mídia. Panfletos com orientações também são distribuídos de porta em porta.

Para implementar todas essas ações, o grupo Garis da Alegria colabora com a campanha.

No entanto, a Secretaria alerta qu e nada disto desponta em um resultado positivo se a população não tiver consciência e continuar a fazer o descarte de forma incorreta e em locais inapropiados.

Leia também: Prefeitura de Manaus irá gastar mais de R$ 9 milhões com limpeza de igarapés

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário