Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

13 de agosto, 2022

Mais de 900 mil pessoas estão no mercado de trabalho ano AM, diz IBGE

Em todo o Amazonas, aproximadamente 900 mil pessoas estavam no mercado de trabalho no terceiro trimestre deste ano, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 570 mil estavam empregadas no setor privado, 254 mil no setor público e 76 mil eram trabalhadores domésticos.

Ainda de acordo com dados do instituto, a massa de rendimento, correspondente à soma de todos os rendimentos dos trabalhadores, alcançou 2.596 milhões em todo o Estado, somente de julho a setembro. A variação é de 4,3% em comparação ao trimestre anterior, o que representou mais 108 milhões nos salários dos trabalhadores.

Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 5,25 de variação, com acréscimo de 127 milhões. A massa de rendimento é representativa porque reflete todos os salários recebidos pelos trabalhadores no período.

A administração pública e serviços sociais foram os grupos que mais empregaram, totalizando 311 mil pessoas. O comércio vem em seguida com 296 mil e logo atrás aparece a agropecuária com 275 mil pessoas. A indústria ocupa o quarto lugar com 206 mil empregados.

Da Redação com informações da assessoria

MATERIAS RELACIONADAS