[views count="1" print="0"]

Manacapuru e Itacoatiara inauguram as primeiras faculdades de Medicina do interior do Amazonas

A instalação das faculdades nos municípios inaugura em agosto deste ano
Foto: Online Marketing / Unsplash

O Amazonas possui pouco mais de 5 mil médicos registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM). Desse total de profissionais, 90% concentram sua atuação em Manaus, o que tem impacto direto no acesso a atendimento médico da população que reside nos 61 municípios do interior. Diante desse contexto e com o intuito de descentralizar a formação de novos profissionais da área, o Grupo Afya inaugura em Manacapuru e em Itacoatiara, em agosto, unidades do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). A instituição é a primeira faculdade a oferecer o curso de Medicina no interior do Amazonas.

A Afya, da qual o ITPAC faz parte, é o maior grupo de formação e tecnologia médica do Brasil. Além das duas faculdades, a instituição inaugura no Amazonas, no dia 27 deste mês, o Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED), em Manaus, atuando na área de especialização dos profissionais depois de formados.

LEIA TAMBÉM: Afeam abre inscrições para concurso público nesta segunda-feira (18)

A instalação das faculdades nos municípios faz parte do projeto de interiorização e fixação de profissionais proposto pelo programa Mais Médicos, do governo federal.

O Mais Médicos disponibilizou editais para a oferta do curso de Medicina em algumas regiões do país, a fim de promover o desenvolvimento na área da saúde. Em 2019, a Afya Educacional foi contemplada com sete editais do programa, para a oferta do curso nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Acre.

O diretor geral da unidade do ITPAC de Manacapuru, Lessio Kyldare Alves de Queiroz, ressalta que a instituição chega ao Amazonas com a proposta de formar e preparar profissionais com o mais alto padrão de qualidade. Hoje, diz ele, os estudantes que desejam cursar Medicina no Amazonas precisam prestar vestibular para faculdades instaladas em Manaus, o que exige, muitas vezes, mudança de domicílio.

Com as unidades do ITPAC em Itacoatiara e Manacapuru, os estudantes desses municípios têm acesso ao curso e a uma estrutura de ponta, com laboratórios e professores experientes no mercado, sem precisar se deslocar para a capital amazonense.

LEIA TAMBÉM: Prazo de matrícula do Sisu termina nesta segunda-feira (18)

Para as atividades práticas, as faculdades mantêm parcerias com o governo estadual e prefeituras, para atuação dos estudantes nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos municípios, reforçando assim o atendimento da rede pública. Além disso, faz parte do planejamento anual das unidades realizar investimentos em treinamentos das equipes de saúde dos municípios, aquisição de equipamentos para a rede de saúde municipal, reforma de estruturas, além da oferta de bolsas de residência médica.

Segundo Lessio Kyldare, a escolha de Manacapuru e Itacoatiara para instalar as unidades do ITPAC obedece a um planejamento estratégico, já que os dois municípios possuem grande potencial de crescimento regional. Itacoatiara e Manacapuru são a terceira e quarta cidades mais populosas do estado, respectivamente. “A tendência é que quanto maior a população, mais demanda por profissionais da área médica sejam exigidas. Portanto, é um mercado em plena expansão”, destacou.

De acordo com a diretora geral da unidade do ITPAC Itacoatiara, Helen Oliveira, um ponto importante dessa descentralização das instituições de ensino para o interior é a oportunidade de apresentar aos estudantes o potencial do mercado de trabalho nesses municípios. “Eles passam a compreender que há um leque de opções para atuação que vai além dos grandes centros urbanos”, frisou.

LEIA TAMBÉM: Saiba como funciona a doação de medula óssea no Brasil

Ela destaca que o fato de 90% dos médicos do Amazonas estarem concentrados em Manaus dificulta o acesso da população ao atendimento em saúde. “Formar novos profissionais para atender essa demanda é essencial. Para a população, isso vai significar não ter mais a necessidade de se deslocar para conseguir ser atendido por um médico”, afirmou.

Além da geração de oportunidades para futuros médicos, a instalação das faculdades no interior tem um papel importante também na economia da região como um todo, com investimentos e geração de empregos em diferentes áreas. “Novos negócios nas área de gastronomia e moradia, por exemplo, acabam surgindo com a instalação das faculdades”, afirmou.

Para conhecer mais sobre as unidades do ITPAC, basta entrar em contato pelo número (92) 3199-9189, no caso de Manacapuru, e (92) 3878-3788 para Itacoatiara. O ITPAC Itacoatiara está localizado na estrada do Aeroporto, na rodovia AM 010, 2705, bairro Poranga. Já a unidade de Manacapuru fica na Rodovia Manuel Urbano, Km 82.

Pós-Graduação – Um outro segmento do Grupo Afya que chega ao Amazonas é o Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED), que tem como foco a especialização médica. A unidade também inaugura no dia 27 deste mês, em Manaus.

A estrutura montada conta com sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas de pequenos procedimentos. Ao todo, estão sendo oferecidos no IPEMED 14 cursos de especialização. Para saber mais é só entrar em contato pelo número (92) 99249-2960.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUIhttps://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
plugins premium WordPress