[views count="1" print="0"]

Marca de 10 mil mortes por Covid-19 aumenta o drama dos amazonenses durante a pandemia

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que o Estado tem mais 297 mil casos confirmados por Covid-19. Saiba mais
sepultamentos covid-19 manaus
Vitor Soares, 21, reacts during the burial of his grandmother Enedina Correa Soares, 71, who is suspected to have passed away from the coronavirus disease (COVID-19), at the Parque Taruma cemetery in Manaus, Brazil, May 6, 2020. REUTERS/Bruno Kelly

Manaus – O Amazonas ainda enfrenta uma intensa batalha contra o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Estado registrou 108 mortes causadas pela doença, elevando 10.100 o total de óbitos.

A grande quantidade de mortes pela Covid-19 acende o sinal de alerta para reforçar todas as medidas de prevenção contra a doença, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. E claro, causa tristeza no coração das famílias enlutadas que perderam algum parente por causa do vírus.

Kylcemara Serrão, autônoma residente em Parintins, distante a 369 quilômetros de Manaus, recentemente perdeu o pai, Adalberto Serrão. O tratamento iniciou no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, mas ele precisou ser transferido para o Hospital Delphina Aziz.

Ela relembra os dias vividos durante o tratamento de seu pai. “A sensação é de impotência, mas tínhamos esperança de trazê-lo de volta curado. Além dele, estavam internadas minha avó e minha tia, então toda família teve que fazer revezamento de acompanhantes. Foi bem corrido, não conseguíamos descansar pois além de dar suporte no hospital, tínhamos que ajudar a cuidar dos outros aqui fora”, conta.

Kylcemara junto com seu pai – Foto: Arquivo pessoal

Adalberto Serrão faleceu no dia 12 de fevereiro de 2021. Ele foi transferido para o município de Parintins e recebeu diversas homenagens dos amigos e familiares.

Em Manaus, o mesmo drama também foi vivido pela auxiliar de serviços gerais Leila Patrício, que perdeu o primo, Carlos Patrício, vítima da Covid-19, no dia 30 de janeiro.

Segundo ela, o tratamento de Carlos Patrício foram dias intensos. “Meu primo ficou intubado em um hospital particular. Foi uma coisa muito rápida. No instante estamos aqui e de repente tudo se acaba. Esse vírus é maldito, digo as pessoas que fiquem em casa e respeite o toque de recolher”, falou.

Vacinação

Atualmente o Amazonas registrou 1.808 novos casos de Covid-19, totalizando 297.687 casos da doença, sendo 136.890 em Manaus e 160.797 no interior. Para combater a pandemia, o Governo do Amazonas vem realizando a campanha de imunização contra o vírus.

Conforme dados repassados pela FVS-AM, o Amazonas vacinou mais de 202 mil pessoas contra a Covid-19 no Estado. O Amazonas vem utilizando as vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford.

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, nesta primeira fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas com institucionalizadas com deficiência permanente.

Na última segunda-feira (16) o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciaram uma ação para acelerar a campanha de vacinação nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, incluindo a capital.

“Esse trabalho que estamos fazendo é em conjunto entre Ministério da Saúde, Governo do Amazonas, prefeituras e também o Comando Militar da Amazônia, incluindo Aeronáutica, Marinha, Exército. Fizemos com todos esses representantes, onde vamos procurar vacinar o máximo possível de pessoas no Amazonas, sobretudo aquelas que são prioridade, que estão mais expostas ao coronavírus”, explicou o governador Wilson Lima.

Foto: Bruno Kelly/Reuters

Leia também: ‘Deixou um legado de muito amor’, diz prefeito de Barcelos em homenagem ao pai, vítima da Covid-19

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário