[views count="1" print="0"]

Ministro da Cidadania diz que Bolsonaro deve anunciar prorrogação do Auxílio Emergencial ainda nesta semana

Durante evento em Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (21), João Roma anunciou que o Auxílio Emergencial deve ser prorrogado
Ministro da Cidadania participa de evento contra drogas em Sorocaba- Foto: Reprodução

O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou na manhã desta segunda-feira (21) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve anunciar nesta semana a extensão do Auxílio Emergencial. Segundo o ministro, o benefício deve se ampliar em mais de duas parcelas.

“O presidente Bolsonaro deve anunciar ainda nesta semana a extensão do Auxílio Emergencial com novas parcelas. Os valores continuam os mesmos e quantidade de parcelas deve ser superior a duas. Vamos aguardar o pronunciamento do presidente Bolsonaro”, disse o ministro durante um evento em Sorocaba (SP).

O anúncio de Roma reforça o que havia dito o ministro da Economia no início de junho, quando Paulo Guedes comentou que o governo iria estender o pagamento do benefício por mais dois ou três meses, até que, segundo ele, toda população adulta esteja vacinada no país.

Com isso, o pagamento, que estava previsto para terminar em julho, deve ser ampliado até outubro.

“Possivelmente nós vamos estender agora o auxilio emergencial por mais dois ou três meses, porque a pandemia está aí”, disse Guedes no dia 8 de junho.

A ampliação do Auxílio Emergencial também foi defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Pacheco ressaltou, em maio deste ano, a necessidade de uma medida provisória para estender o auxílio por mais “um ou dois meses”, antes da implantação do que ele chama de “um programa social mais permanente” no Brasil.

“O que nos cabe agora, como homens públicos, responsáveis, tendo essa responsabilidade social, mas, obviamente, sem olvidar da responsabilidade fiscal, é identificar se esses quatro meses do Auxílio Emergencial serão suficientes ou se precisaremos estender por mais um ou dois meses”, afirmou.

A nova rodada do auxílio emergencial no país foi promulgada pelo Congresso Nacional em março e estabeleceu quatro parcelas de R$ 150 a R$ 375, que serão pagas pela Caixa Econômica Federal até o mês de julho.

Nesta segunda-feira, a Caixa Econômica Federal paga a terceira parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família com número do NIS encerrado em 3.

Para os trabalhadores fora do Bolsa Família, os pagamentos da terceira parcela começaram na última sexta-feira (18). O calendário completo de pagamentos da nova rodada foi divulgado em março.

Fórum contra as Drogas
O ministro João Roma foi a Sorocaba nesta segunda-feira para participar do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, no Parque Tecnológico.

Esta é a primeira vez que o fórum é realizado fora de Brasília (DF). Neste ano, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi escolhido como vice-presidente de Políticas sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Durante o encontro, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal para o desenvolvimento e a implantação de ações de redução da demanda por drogas, prevenção, promoção à saúde, cuidado, tratamento, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social, em consonância com a nova Política Nacional sobre Drogas (PNAD).

A assinatura do Termo de Cooperação permitirá a adoção de medidas relevantes na área, tais como capacitação de profissionais e agentes das comunidades terapêuticas, além da adoção de ações preventivas, a exemplo do fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Haverá, ainda, um ato simbólico de doação de luvas para a Secretaria da Cidadania do município. As luvas serão utilizadas na manipulação de alimentos em ações voltadas à população em situação de rua, como parte dos cuidados sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.

Além disso, ser

Além disso, será lançado o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação para entidades assistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Além do ministro da Cidadania e dos prefeitos integrantes da Frente Nacional e de cidades da Região Metropolitana, o evento reúne deputados, vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil, entidades, instituições assistenciais, forças de segurança pública e profissionais que atuam na área de políticas sobre drogas.

O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, palestrará sobre “Os dois anos da Política Nacional sobre Drogas”; o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, falará sobre “Dados da Política sobre Drogas em Sorocaba”; e Rafael Ilha, apresentador, repórter e palestrante, dará seu depoimento como agente de prevenção às drogas.

Com informações do G1

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário