Portal Tucumã
Copyright ©2022 Portal Tucumã.
Todos os direitos reservados.

7 de agosto, 2022

Missas e tapete de Corpus Christi marcam inicio das celebrações católicas em Manaus

Procissão ocorrerá às 17h30, no Centro da cidade
A festa da igreja católica celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia - FOTO: Divulgação / Pastoral AM

Manaus – Essa semana é marcada por uma das maiores comemorações religiosas do mundo: o Corpus Christi. A festa católica, cujo o nome significa ´Corpo de Cristo´, acontece na nessa quinta-feira (16) e será comemorada no mundo todo, e na capital amazonense não será diferente. Nesse ano, a programação começou com a celebração de missas às 07h30 na Catedral Metropolitana de Manaus, situada na Praça Osvaldo Cruz, no Centro da cidade, zona Sul. Tapetes fazendo referência ao feriado religioso também foram estendidos na porta de algumas igrejas da cidade.

Além disso, às 16h30, será realizada a missa campal no cruzamento da Av. Eduardo Ribeiro com a rua Saldanha Marinho, seguida da procissão às 17h30 com os fiéis que seguirá o trajeto pela Av Sete de setembro, rua Joaquim Nabuco, e rua Dez de Julho, voltando para o ponto de partida na Av. Eduardo Ribeiro. Por fim, no local, será realizada a adoração do santíssimo às 19h30. Estima-se que em torno de 60 mil pessoas compareçam para a comemoração.

Para o padre Joaquim Hudson, pároco da Catedral, o clima é de alegria e a expectativa é alta para a celebração desse ano. “Nossa expectativa é de uma grande participação do povo de Deus. Vimos isso em Pentecoste, vimos a alegria do povo de querer se encontrar e celebrar, e isso não será diferente na solenidade de Corpus Christi. Essa vontade de procissão e de voltar o olhar para Jesus eucarístico é imensa, por isso esperamos uma grande participação de pessoas”, destacou.

O que é Corpus Christi?

A festa da igreja católica celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão nas ruas. É uma forma de homenagear o sacrifício feito por Jesus Cristo por toda a humanidade, uma representação e celebração do seu corpo e sangue.

A celebração, que surgiu em Liége, na Bélgica, no século 12, ocorre sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, que representa a ressurreição de Jesus Cristo. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.

MATERIAS RELACIONADAS