[views count="1" print="0"]

Monitoramento Ambiental para conservação da Amazônia usando novas tecnologias abre segundo painel da SCT

O foco da SCT é popularizar o uso de tecnologias inovadoras na economia sustentável e desenvolvimento, na conservação e monitoramento ambiental
monitoramento ambiental na conservação da Amazônia abrem segundo painel da SCT do AM
monitoramento ambiental na conservação da Amazônia abrem segundo painel da SCT do AM

As discussões em torno do tema “Monitoramento Ambiental: Tecnologias inovadoras aplicadas à conservação da Amazônia” darão a tônica do segundo painel da Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCT) 2020, que acontece nesta terça-feira (24), das 16h às 17h (horário Manaus). O evento será realizado no formato webnário e terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube (Sedecti Amazonas). O webinário também será transmitido pelas páginas no Facebook da Sedecti e da TV Encontro das Águas.

A SCT do Amazonas 2020 faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. No Amazonas, o evento é promovido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti. O primeiro painel ocorreu no último dia 19 de novembro de 2020 e teve como tema “Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas”.

A primeira palestrante do segundo painel (dia 24) do webinário será Gina Leite, da Wildlife Conservation Society (WCS). Ela abordará o tema: “Registrando observações de peixes na bacia amazônica com o aplicativo Ictio”. Gina é oficial de Programa de Ciência Aberta e Águas Amazônicas da WCS, também faz parte da equipe gestora da Rede Ciência Cidadã para a Amazônia. É formada em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Ruy Barbosa/Keller Graduate School of Management.

A segunda painelista será Sabrina Garcia do Programa AmazonFACE. Ela abordará o tema “Câmaras de topo aberto: Monitorando o comportamento de árvores de sub-bosque ao aumento da concentração de CO² atmosférico na Amazônia Central”. Sabrina é doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), trabalha com ecologia florestal, com ênfase em pesquisas que visam entender como o clima e o ambiente influenciam no funcionamento dos ecossistemas tropicais. Sua área de pesquisa se concentra nas respostas da vegetação ao aumento da temperatura, concentração de CO² e quantidade de nutrientes no solo.

A terceira painelista é Juliana Schietti da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela tratará acerca do tema “Uso de sistemas a laser (LiDAR) em estudos ecológicos na Amazônia”. Juliana é bióloga com mestrado e doutorado em Ecologia pelo Inpa. Atualmente, ela é professora e pesquisadora pela Ufam e, também, mãe da Bia, cientista-mirim de cinco anos. Juliana desenvolve pesquisa ecológica na Amazônia, há cerca de 15 anos, trabalhando, principalmente, em parcelas permanentes de monitoramento da floresta e sua biodiversidade. Em sua pesquisa, ela busca compreender variações na estrutura e funcionamento da floresta ao longo de gradientes ambientais, usando ferramentas da ecologia funcional e sensoriamento remoto.

O moderador do segundo painel da SCT do Amazonas 2020 será Jonas Gonçalves, da Coordenação de Popularização e Difusão da Ciência da Secti/Sedecti.

No Amazonas, a SCT tem como foco as discussões em torno da utilização de tecnologias inovadoras como propulsoras do desenvolvimento de economias sustentáveis, o monitoramento ambiental e conservação dos recursos naturais e a melhoria do acesso à internet em áreas remotas. 

Monitoramento Ambiental destaque do segundo painel da semana de Ciência e Tecnologia.

O terceiro e último painel da SCT do Amazonas 2020 acontece no próximo dia 26 de novembro e abordará o tema “Conectividade Digital: Inovações tecnológicas como alternativas para potencializar o alcance da internet em regiões remotas do Amazonas”. O webinário também está programado para às 16h.  

Informações da Assessoria Sedecti
Foto: Divulgação

Leia também: Trabalho infantil é alvo de combate do Governo do Amazonas em parceria com a ONU

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário