[views count="1" print="0"]

Moradora do bairro Zumbi questiona a falta de remédio e testes para a Covid-19 em UBS de Manaus

A mulher denuncia a falta de testes para o Covid-19, e medicamentos que, segundo ela, está em falta há meses na UBS

Manaus – Uma denúncia feita nesta sexta-feira (25), para o Portal Tucumã, de uma moradora do bairro Zumbi, zona Leste de Manaus, desperta a atenção em meio à pandemia sobre a falta de medicamentos e testes para o novo coronavírus (Covid-19) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).


De acordo com a moradora Vera Oliveira, de 61 anos de idade, na UBS Alfredo Campos, localizado na rua André Araújo, bairro Zumbi II, estaria faltando testes e medicamentos para o tratamento da Covid-19. Ela denunciou também que pacientes não estão conseguindo, além do que já foi mencionado, exames de Raio X do tórax, e estariam precisando realizar o procedimento, para ser entregue ao retornar para o médico.

Ela ainda declara que sua neta, Lorena Oliveira, de 21 anos de idade, precisou de um medicamento que, de acordo com ela, já estaria em falta a dois meses, o antibiótico Azitromicina.


Segundo Vera, ela Já foi três vezes nessa semana, para tentar marcar um eletrocardiograma, ficou na fila pela manhã, mas, quando chegou sua vez, disseram que não tinha mais vagas.


“Eu cheguei por volta das 5h45 da manhã, e disseram que não tinha horário disponível. Hoje (25) eu consegui marcar um eletrocardiograma, porém me encaminharam para o bairro colônia Antônio Aleixo. Quer dizer, isso é um descaso com a gente, ainda mais eu que sou hipertensa e não possa está andando muito, não posso ficar deslocando de ônibus e sou obrigada a ir lá”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que não há protocolo com evidências científicas instituído pela OMS para o tratamento de Covid-19 (referente a medicamentos). A conduta terapêutica é definida pelo médico com base nos sinais e sintomas do paciente. Relacionado a não disponibilidade de teste rápido e do medicamento azitromicina foi uma situação pontual, a referida unidade está  em processo de abastecimento hoje. O serviço de radiologia  apresentou problemas elétricos e passará por manutenção técnica.

Foto: Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário