Mortes por covid-19 caem em 11 estados e sobem em 3; veja situação pelo país

A oscilação do país ficou em -7%, o que aponta para estabilidade.
Por Alessandra Aline Martins
Publicado em 15/09/20 às 09h33

Onze estados apresentaram queda nas mortes por covid-19 nesta terça-feira (15), segundo números do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte. Três estados tiveram alta na média móvel de mortes. Os dados fazem referência às variações dos últimos 14 dias.

Onze estados mais o Distrito Federal apresentam estabilidade. Os estados que têm alta são: Ceará com 35%, Rondônia com 25% e Rio Grande do Sul com 21%.

Apenas o Norte teve queda (-33%) na média móvel de mortes, enquanto Centro-Oeste (1%), Nordeste (-13%), Sudeste (-6%) e Sul (2%) seguem estáveis. Porém, o Amapá não divulgou dados até às 20h de hoje, o que impacta nos dados da região Norte.

Hoje, o país registrou 1.090 novas mortes nas últimas 24 horas, com uma média móvel de 813 óbitos diários nos últimos sete dias. A oscilação do país ficou em -7%, o que aponta para estabilidade. Ontem, o país quebrou uma sequência de dias apresentando desaceleração nas mortes.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

Com informações do UOL.

Foto: Divulgação

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap